Buscar

null 2.4-Como o caso concreto trabalhado trata do representante convencional que cometeu dolo principal, o artigo 149 do código civil deixa claro q...

null
2.4-Como o caso concreto trabalhado trata do representante convencional que cometeu dolo principal, o artigo 149 do código civil deixa claro que tanto o representante como a representada (ré) responde solidariamente, logo pelo conceito das obrigações solidarias o autor tem direito de pedir perda e danos diretamente da ré.
2.6-Por força do artigo184 do código civil o contrato de financiamento do banco deve ser anulado juntamente com o contrato de compra e venda com a ré, pois o contrato de financiamento é acessório do contrato de compra e venda.
2.10-Esta patente o ato ilícito por parte do vendedor, no momento que ele de forma voluntaria engana o autor a comprar um trator não constava no contrato de compra e venda, logo há uma clara quebra a boa fé e aos bons costumes na atitude do autor sendo assim o vendedor afronta os artigos 186 e 187 do código civil.
2.12-O Artigo 927do código civil é fala de forma expressa que aquele que cometeu um dano al outem tem o dever de repara-lo, uma vez que as atitudes da ré e de seu representante implicam no empecilho de o autor ter um bem que lhe é de direito.
2.15-Todavia a ré não cumpri com sua obrigação de dar, o que acarretou em várias perdas para o autor pois se ele tivesse o trator na quantidade de potência correta ele poderia ter lucrado de forma maior e não teria passado por necessidades. E por força do artigo 402 e do código civil ele deve ser ressarcido por tudo o que perdeu e deixou de ganhar por culpa da ré.
2.17-Embora o caso de apelação trate de bem imóvel ainda está configurada a má–fé por culpa dos apelados, o não respeito aos princípios da boa-fé e da probidade, a clara necessidade de anulabilidade do contrato ex tunc um vez que que houve engodo por parte da apelada de forma proposital, terá como consequência os danos matérias e morais.
2.4 - O artigo 149 do código civil estabelece que, no caso de dolo do representante legal de uma das partes, o representado só é obrigado a responder civilmente até a importância do proveito que teve. Já no caso de dolo do representante convencional, o representado responde solidariamente com ele por perdas e danos.
2.6 - O artigo 184 do código civil estabelece que, respeitada a intenção das partes, a invalidade parcial de um negócio jurídico não o prejudicará na parte válida, se esta for separável. No entanto, a invalidade da obrigação principal implica a das obrigações acessórias, mas a destas não induz a da obrigação principal.
2.10 - O artigo 186 do código civil estabelece que aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Já o artigo 187 do código civil estabelece que também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.
2.12 - O artigo 927 do código civil estabelece que aquele que cometeu um dano a outrem tem o dever de repará-lo.
2.15 - O artigo 402 do código civil estabelece que, salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidos ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar.
2.17 - Embora o caso de apelação trate de bem imóvel, está configurada a má-fé por culpa dos apelados, o não respeito aos princípios da boa-fé e da probidade, a clara necessidade de anulabilidade do contrato ex tunc uma vez que houve engodo por parte da apelada de forma proposital, terá como consequência os danos materiais e morais.

Essa pergunta também está no material:

PEÇA 3
6 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um trecho de um texto relacionado a um caso concreto. No entanto, não consigo identificar uma pergunta específica nesse trecho. Se você tiver alguma dúvida ou pergunta relacionada ao assunto, por favor, reformule sua pergunta para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais