Logo Passei Direto
Buscar

Teoria Organizacional

Colégio Objetivo
A origem e a evolução da Psicologia Organizacional no século XXI, em termos de seu desenvolvimento, oferece uma expansão profissional na psicologia com a sua inserção no mundo do trabalho e das organizações. A aplicação do desenvolvimento organizacional, é a ação de uma ferramenta atual que:


Pressupõe como altamente qualificado o sujeito de formação profissional inicial, desconsiderando o aprimoramento contínuo.
Promove capacitações esporádicas, com bons resultados quanto ao desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, da organização.
Estimula e apoia o contínuo desenvolvimento das pessoas, como forma de manter suas vantagens competitivas.
É capaz de transformar ferramentas funcionais em ferramentas operacionais.
Considera investimentos no desenvolvimento de pessoal como pouco rentáveis para as organizações, sem influência no atendimento aos consumidores e nas vendas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "Estimula e apoia o contínuo desenvolvimento das pessoas, como forma de manter suas vantagens competitivas." Isso porque a Psicologia Organizacional, no século XXI, busca promover o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações, reconhecendo que investir no desenvolvimento pessoal é fundamental para manter a competitividade e o sucesso das empresas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1934, as cooperativas de sindicatos e as sociedades de seguro no Brasil foram estabelecidas por Lei, sendo esse um primeiro passo para que 10 anos depois o Decreto-Lei 7.036 estabelecesse o infortúnio do trabalho. O seguro era realizado nas Carteiras de Acidentes de Trabalho, que eram vinculadas a vários institutos de Previdência Social. Com a criação do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) em 1968, os institutos de seguridade foram unif icados. Em relação à legislação sobre segurança e saúde no trabalho, analise as af irmativas abaixo. I - A Recomendação 112 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) é o primeiro documento que descreveu os princípios e as condições de atividade da medicina social, abordando as finalidades dos serviços médicos nas empresas. II - O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é obrigatório em todas as empresas. As Normas Regulamentadoras do Trabalho (NR) def inem as diretrizes para a organização e manutenção desse serviço especializado. III - Em todas as empresas o engenheiro de Segurança é responsável pelo Serviço de Engenharia de Segurança do Trabalho e o médico do trabalho chef ia o Serviço de Medicina do Trabalho. Marque a alterativas que apresentam a(s) af irmativa(s) correta(s).

I - A Recomendação 112 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) é o primeiro documento que descreveu os princípios e as condições de atividade da medicina social, abordando as finalidades dos serviços médicos nas empresas.
II - O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é obrigatório em todas as empresas. As Normas Regulamentadoras do Trabalho (NR) def inem as diretrizes para a organização e manutenção desse serviço especializado.
III - Em todas as empresas o engenheiro de Segurança é responsável pelo Serviço de Engenharia de Segurança do Trabalho e o médico do trabalho chef ia o Serviço de Medicina do Trabalho.
I, II e III
I e III
I e II
I
II e III

Assinale a alternativa que completa a lacuna. O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, deverá considerar a compatibilidade de suas funções com seus princípios e as regras


Da política da empresa
De sua filosofia pessoal
Do manual do trabalhador
Do Código de Ética do Psicólogo
De sua missão metafísica

Em 1984, após a Organização Internacional do Trabalho (OIT) emitir uma alerta sobre os riscos psicossociais no trabalho, esse tema de investigação e intervenção ganhou relevância na Segurança e Saúde do Trabalho. Sobre os estudos dos riscos psicossociais, analise as asserções. I. Os fatores psicossociais no trabalho foram definidos originalmente como resultante de interações organizacionais, individuais dos trabalhadores, contexto socioeconômico e cu

I. Os fatores psicossociais no trabalho foram definidos originalmente como resultante de interações organizacionais, individuais dos trabalhadores, contexto socioeconômico e cultural.
II. Os riscos psicossociais no trabalho são aqueles que afetam a saúde mental e física dos trabalhadores, decorrentes das condições de trabalho e da organização do trabalho.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Sobre a atuação do psicólogo na Psicologia Organizacional, analise as asserções abaixo. I. A atuação do psicólogo pode ser vinculada a programas de prevenção junto aos órgãos externos como; sindicatos, associações e até instâncias como a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). PORQUE II. Torna-se importante entender, sob uma abordagem humana e de saúde, os aspectos que são desfavoráveis nas instituições e as razões que fazem com que as medidas preventivas de acidentes e doenças sejam ineficazes. Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

I. A atuação do psicólogo pode ser vinculada a programas de prevenção junto aos órgãos externos como; sindicatos, associações e até instâncias como a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
II. Torna-se importante entender, sob uma abordagem humana e de saúde, os aspectos que são desfavoráveis nas instituições e as razões que fazem com que as medidas preventivas de acidentes e doenças sejam ineficazes.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina