O planejamento é uma ação antecipada do que irá ser realizado. Na educação, o planejamento é fundamental para que as ações educativas se efetivem. O planejamento na educação pode ser entendido em níveis. Sobre esses níveis, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Plano educacional. II- Plano curricular. III- Plano de ensino. ( ) Refere-se às ações micro, aproximando-se do cotidiano escolar. ( ) Refere-se às ações macro, como a legislação educacional e LDB. ( ) Preocupa-se com a aplicação e integração dos conteúdos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III. B II - III - I. C I - III - II. D III - I - II.
No que concerne à proposta interdisciplinar, temos várias questões associadas. Sobre o conceito ao qual esse termo faz referência, assinale a alternativa CORRETA:
A Trabalhar as disciplinas de forma totalmente isoladas. B Trabalhar o mesmo conceito em duas ou mais disciplinas, sem nenhuma interação entre ambas. C Interação entre os conceitos de duas ou mais disciplinas. D A
Acerca dessas críticas ao currículo, assinale a alternativa CORRETA que indica o século em que ocorreram:
A Século XX. B Século XIX. C Século XXI. D Século XIV.
Sobre a influência do conceito de cultura na elaboração do currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de cultura passou por várias transformações ao longo do tempo, influenciando o currículo. II- O conceito de cultura é estático e, dessa forma, é impresso no currículo há várias gerações como único e verdadeiro, para todos os grupos sociais. III- O conceito de cultura reflete nos conteúdos, na abordagem pedagógica e, consequentemente, nas tendências curriculares. IV- O currículo independe do conceito de cultura e, consequentemente, não exerce influência sobre ele, sendo que apenas os conteúdos o influenciam. A As sentenças I e III estão corretas. B As sentenças I e IV estão corretas. C As sentenças II e III estão corretas. D As sentenças II e IV estão corretas.