Buscar

Assinale a opção correta no que tange aos contratos regulados pelo Código Civil, especialmente após as mudanças introduzidas pela Lei da Liberdade ...

Assinale a opção correta no que tange aos contratos regulados pelo Código Civil, especialmente após as mudanças introduzidas pela Lei da Liberdade Econômica, considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


A As hipóteses de caso fortuito e de força maior sempre incidirão nas resoluções contratuais que se deem de forma culposa.
B A lei prevê expressamente que as partes negociantes deverão estabelecer parâmetros objetivos para a interpretação dos pressupostos de revisão das cláusulas negociais.
C A revisão de contratos de direito civil cujas relações forem paritárias receberá o mesmo tratamento jurisprudencial dado à revisão dos contratos de consumo.
D Conforme expressa previsão legal, a liberdade contratual será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
E A teoria da imprevisão, originada no direito administrativo francês, foi recepcionada pelo direito civil brasileiro, tendo sido expressamente prevista pelo atual Código Civil.

Essa pergunta também está no material:

cespe-cebraspe-2023-agu-advogado-da-uniao-prova
20 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Conforme expressa previsão legal, a liberdade contratual será exercida em razão e nos limites da função social do contrato." A Lei da Liberdade Econômica, que alterou o Código Civil, estabeleceu que a liberdade contratual deve ser exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Isso significa que as partes têm liberdade para contratar, mas devem fazê-lo de forma a atender aos interesses da sociedade como um todo. As demais alternativas estão incorretas: - A letra A está incorreta, pois a ocorrência de caso fortuito ou força maior não é suficiente para a resolução do contrato, sendo necessário que a parte que não cumpriu a obrigação tenha agido com culpa. - A letra B está incorreta, pois a lei não prevê expressamente que as partes devem estabelecer parâmetros objetivos para a interpretação dos pressupostos de revisão das cláusulas negociais. - A letra C está incorreta, pois a revisão de contratos de direito civil cujas relações forem paritárias não recebe o mesmo tratamento jurisprudencial dado à revisão dos contratos de consumo. - A letra E está incorreta, pois a teoria da imprevisão não foi expressamente prevista pelo atual Código Civil, mas sim é uma construção doutrinária e jurisprudencial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais