Buscar

Pode-se dizer que a logística reversa de pós-venda tem quatro objetivos, sendo objetivo econômico, de competitividade, legal e logísticos (PEREIRA ...

Pode-se dizer que a logística reversa de pós-venda tem quatro objetivos, sendo objetivo econômico, de competitividade, legal e logísticos (PEREIRA et al., 2011).

Objetivo econômico: tem foco em efetuar a revalorização financeira do produto de pós-venda, sendo possível somente se houver integração, agilidade e conectividade logística. As possibilidades são revenda no mercado primário, venda no mercado secundário, desmanche, remanufatura, reciclagem industrial e disposição final.
Objetivos políticos: identificação de bens e volumes destinados ao fluxo direto e reverso dos bens. Deve ser considerado também a tecnologia de informação, prestação e terceirização de serviços logísticos.
Objetivo legal: foco no atendimento das diversas legislações ambientais, normas de certificação, padronização e qualidade, embora não seja obrigatório e sim por método de adesão voluntária generalizada.
Objetivos financeiros: o baixo custo da logística reversa inviabiliza sua aplicação na maioria das empresas.
Objetivo de competitividade: o foco é desvalorização mercadológica do produto, sendo possível gerenciando o retorno de bens e a consecutiva redução reposicionando também estoques excedentes do canal.

Essa pergunta também está no material:

PROVA - LOGÍSTICA EMPRESARIAL
11 pág.

Processos Gerenciais Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, pode-se dizer que a logística reversa de pós-venda tem quatro objetivos: objetivo econômico, objetivo de competitividade, objetivo legal e objetivo logístico. O objetivo econômico visa revalorizar financeiramente o produto de pós-venda, por meio de revenda no mercado primário, venda no mercado secundário, desmanche, remanufatura, reciclagem industrial e disposição final. Os objetivos políticos envolvem a identificação dos bens e volumes destinados ao fluxo direto e reverso, considerando também a tecnologia da informação, prestação de serviços e terceirização logística. O objetivo legal está relacionado ao cumprimento das legislações ambientais, normas de certificação, padronização e qualidade. Já os objetivos financeiros estão relacionados ao baixo custo da logística reversa, que inviabiliza sua aplicação na maioria das empresas. Por fim, o objetivo de competitividade visa a desvalorização mercadológica do produto, gerenciando o retorno de bens e a redução de estoques excedentes do canal.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina