Buscar

Como este exame se caracteriza? Realizado quando alguém alega que a arma de fogo apresentou algum problema de incidente e acidente de tiro. Essa ...

Como este exame se caracteriza?


Realizado quando alguém alega que a arma de fogo apresentou algum problema de incidente e acidente de tiro. Essa versão, normalmente, é apresentada quando o incidente de tiro acarreta morte ou lesão, e a realização da perícia é necessária para comprovar ou não a alegação de quem produziu o disparo.
Realizado para identificar a arma de fogo, por meio da sua marca registrada e do número de série. Quando há suspeição de alteração ou supressão da marca ou número de série da arma de fogo, podem ser utilizados processos adequados, como o processo químico-metalográfico, raio-X de alta penetração ou ultrassom etc.
O mau funcionamento da arma de fogo exige a realização, às vezes, de exame para verificar suas condições normais de funcionamento. Nesse exame é realizado uma avaliação de um modo geral, como verificar se o problema foi em decorrência do próprio uso da arma ou se foi provocado intencionalmente para dificultar o seu funcionamento.
Realizado quando há dúvidas ou suspeição de troca ou substituição de peças, que modificam as características originais de determinada arma de fogo. Normalmente, para esse exame é necessário dispor de outro modelo idêntico da arma de fogo questionada, com a visão explodida da arma para comparação com todas as peças.
Solicitado quando o autor de uma infração penal alega que ocorreu tiro acidental com sua arma. Para realização desse exame, os peritos, normalmente, realizam os testes de funcionamento da arma de fogo.

Essa pergunta também está no material:

SIMBALISTICAFORENSE_230602_235106
3 pág.

Perícia Forense - Balística Forense

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O exame descrito se caracteriza como um exame pericial de arma de fogo. Esse tipo de exame é realizado quando há alegações de problemas, incidentes ou acidentes relacionados ao uso de uma arma de fogo. Ele pode ser solicitado em casos em que ocorreu morte ou lesão, e tem como objetivo comprovar ou refutar as alegações feitas sobre o incidente de tiro. Além disso, o exame também pode ser realizado para identificar a arma de fogo por meio de sua marca registrada e número de série, verificar o mau funcionamento da arma, avaliar se houve troca ou substituição de peças que alteram suas características originais, e realizar testes de funcionamento em casos de alegações de tiro acidental.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina