Buscar

Analise o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os...

Analise o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

O objetivo é que o aluno analise o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
A habilidade é a EF09CI17.

Essa pergunta também está no material:

PLANO DE CURSO PDI 6 E 7 ANOS
584 pág.

Planos de Delimitação, Eixos e Planos Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ciclo evolutivo do Sol é um processo que ocorre ao longo de bilhões de anos. Vou resumir as etapas principais: 1. Nascimento: O Sol nasceu há cerca de 4,6 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira chamada nebulosa solar. A gravidade fez com que essa nuvem se contraísse e formasse um disco protoplanetário. 2. Vida: A vida do Sol é marcada pela fusão nuclear em seu núcleo. Através da fusão nuclear, o hidrogênio é convertido em hélio, liberando uma enorme quantidade de energia na forma de luz e calor. Essa reação de fusão é mantida pelo equilíbrio entre a força gravitacional que comprime o núcleo e a pressão gerada pela energia liberada. 3. Morte: No futuro distante, o Sol esgotará seu combustível de hidrogênio no núcleo. Nesse momento, ele começará a passar por mudanças significativas. O núcleo se contrairá e aquecerá, enquanto a camada externa do Sol se expandirá, transformando-se em uma gigante vermelha. Durante essa fase, o Sol engolirá os planetas mais próximos, incluindo a Terra. Após a fase de gigante vermelha, o Sol perderá suas camadas externas, formando uma nebulosa planetária. O núcleo remanescente, conhecido como anã branca, esfriará gradualmente ao longo de bilhões de anos até se tornar uma estrela morta e fria. Os efeitos desse processo no nosso planeta são diversos. Durante a vida do Sol, a energia solar é fundamental para a existência da vida na Terra, fornecendo calor e luz. No entanto, quando o Sol se tornar uma gigante vermelha, a Terra será destruída devido à expansão do Sol. Portanto, é importante estudar e compreender o ciclo evolutivo do Sol para entender melhor nosso lugar no universo e a importância da sustentabilidade planetária. Espero que isso tenha ajudado a analisar o ciclo evolutivo do Sol e seus efeitos no nosso planeta. Se tiver mais alguma dúvida, estou aqui para ajudar!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais