Buscar

Considerando os parâmetros de responsabilização do profissional de segurança pública por violação aos direitos humanos e aos direitos fundamentais,...

Considerando os parâmetros de responsabilização do profissional de segurança pública por violação aos direitos humanos e aos direitos fundamentais, marque a alternativa INCORRETA:

Para assegurar a regularidade do serviço de segurança pública, havendo notícia de transgressão da disciplina, a autoridade competente deve adotar providências necessárias a fim de apurar os fatos e, eventualmente, impor sanção disciplinar, respeitando-se o devido processo legal, ampla defesa e contraditório.
A Administração Pública tem liberdade de escolha para apurar ou deixar de apurar, punir ou deixar de punir, segundo a proporcionalidade e a conveniência pública. O exercício do dever-poder disciplinar deve ser postergado quando houver notícia de crime atribuída ao profissional de segurança pública, para garantir a certeza da prática do fato ou a inexistência da autoria, o que só pode ser feito pelo Poder Judiciário.
Não há necessidade de se aguardar o desfecho de um processo criminal na Justiça para somente depois apenar um agente público pelo cometimento de falta funcional.
A depender do tipo de conduta praticada e após apurado pelo devido procedimento disciplinar (sindicância, processo administrativo disciplinar, conselho de disciplina, processo administrativo de licenciamento, conselho de justificação etc.), o servidor pode ser punido, em regra, com advertência, suspensão (com prejuízo da remuneração pelo tempo da sanção) ou demissão/exclusão do serviço público.
Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação preliminar ou sindicância inquisitorial, concebidas para coletas de elementos de autoria e materialidade, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à administração.
a. A Administração Pública tem liberdade de escolha para apurar ou deixar de apurar, punir ou deixar de punir, segundo a proporcionalidade e a conveniência pública. O exercício do dever-poder disciplinar deve ser postergado quando houver notícia de crime atribuída ao profissional de segurança pública, para garantir a certeza da prática do fato ou a inexistência da autoria, o que só pode ser feito pelo Poder Judiciário.
b. Para assegurar a regularidade do serviço de segurança pública, havendo notícia de transgressão da disciplina, a autoridade competente deve adotar providências necessárias a fim de apurar os fatos e, eventualmente, impor sanção disciplinar, respeitando-se o devido processo legal, ampla defesa e contraditório.
c. Não há necessidade de se aguardar o desfecho de um processo criminal na Justiça para somente depois apenar um agente público pelo cometimento de falta funcional.
d. A depender do tipo de conduta praticada e após apurado pelo devido procedimento disciplinar (sindicância, processo administrativo disciplinar, conselho de disciplina, processo administrativo de licenciamento, conselho de justificação etc.), o servidor pode ser punido, em regra, com advertência, suspensão (com prejuízo da remuneração pelo tempo da sanção) ou demissão/exclusão do serviço público.
e. Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação preliminar ou sindicância inquisitorial, concebidas para coletas de elementos de autoria e materialidade, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à administração.

Essa pergunta também está no material:

_atividade2__ Attempt review
4 pág.

Resumo Geral Carlos Correa Vianna ProfCarlos Correa Vianna Prof

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Alternativa "a" é a incorreta, pois a Administração Pública não tem liberdade de escolha para apurar ou deixar de apurar, punir ou deixar de punir, segundo a proporcionalidade e a conveniência pública. O exercício do dever-poder disciplinar não deve ser postergado quando houver notícia de crime atribuída ao profissional de segurança pública, devendo ser apurado e punido, se for o caso, pela autoridade competente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image