Buscar

Considerando as disposições da Lei Anticorrupção — Lei n.º 12.846/2013 —, assinale a opção correta. I A responsabilização administrativa ou civil ...

Considerando as disposições da Lei Anticorrupção — Lei n.º 12.846/2013 —, assinale a opção correta.

I A responsabilização administrativa ou civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública é independente da responsabilização individual das pessoas naturais autores, coautores ou partícipes do ilícito.
II A aplicação das sanções previstas na referida lei independe da existência de processo judicial ou administrativo, que apure a responsabilidade da pessoa jurídica pela prática do ilícito.
III A celebração de acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos lesivos previstos na referida lei exclui a responsabilização da pessoa jurídica pela prática do ilícito, mas não afasta a responsabilização de seus dirigentes ou administradores.
IV A aplicação das sanções previstas na referida lei não afasta a aplicação de outras sanções previstas em leis específicas.
V A responsabilização da pessoa jurídica pela prática dos atos lesivos previstos na referida lei não afasta a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores que tenham participado do ato ilícito ou que tenham ciência dele e não tenham tomado as providências necessárias para evitá-lo ou repará-lo.
A Apenas os itens I e II estão corretos.
B Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
C Apenas os itens II, IV e V estão corretos.
D Apenas os itens I, II, III e V estão corretos.
E Todos os itens estão corretos.

Essa pergunta também está no material:

cespe-cebraspe-2023-agu-procurador-federal-prova
20 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Apenas os itens I, II, III e V estão corretos". A Lei Anticorrupção (Lei n.º 12.846/2013) prevê a responsabilização administrativa ou civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, independentemente da responsabilização individual das pessoas naturais autores, coautores ou partícipes do ilícito (item I). A aplicação das sanções previstas na lei independe da existência de processo judicial ou administrativo que apure a responsabilidade da pessoa jurídica pela prática do ilícito (item II). A celebração de acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos lesivos previstos na lei exclui a responsabilização da pessoa jurídica pela prática do ilícito, mas não afasta a responsabilização de seus dirigentes ou administradores (item III). A aplicação das sanções previstas na lei não afasta a aplicação de outras sanções previstas em leis específicas (item IV). E a responsabilização da pessoa jurídica pela prática dos atos lesivos previstos na lei não afasta a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores que tenham participado do ato ilícito ou que tenham ciência dele e não tenham tomado as providências necessárias para evitá-lo ou repará-lo (item V).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina