Buscar

A Escola Cartográfica ou Estatística Moral teve início como contraponto ao pensamento abstrato da Escola Clássica. Essa escola, que tem como princi...

A Escola Cartográfica ou Estatística Moral teve início como contraponto ao pensamento abstrato da Escola Clássica. Essa escola, que tem como principais representantes Adolphe Quetelet e Garry, está posicionada entre a Escola Clássica e a Positiva, e o ponto em comum entre elas é o método utilizado em seus estudos. Para a Escola Cartográfica, o crime é um fenômeno concreto, só podendo ser estudado pelo método estatístico, criando mapas geográficos da criminalidade. Acompanhe a situação a seguir, que serve de objeto de análise para este desafio.

Pedro é estudante de Direito e mora na capital, mas sua família reside no interior do Estado. Ao retornar para a casa de sua família no feriado de Páscoa, dentro do ônibus, Pedro escuta duas moças conversando sobre um crime ocorrido. O relato delas versa sobre o seguinte: descrição de violência sexual sofrida por uma dessas moças, sendo que esta (vítima) não recebeu qualquer amparo da família, dos colegas de trabalho e dos amigos. Segundo o relato, a vítima sente-se desacolhida pela própria sociedade e, assim, incentivada a não denunciar o delito sofrido às autoridades competentes.

A descrição dessa situação se encaixa na definição de qual fenômeno? Explique o conceito desse fenômeno, relacionando-o com o contexto apresentado.

Respostas

97 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A descrição dessa situação se encaixa na definição de vitimização secundária. A vitimização secundária é um fenômeno que ocorre quando a vítima de um crime sofre uma nova violência, desta vez por parte da sociedade, que a desacolhe e a culpa pelo ocorrido. No contexto apresentado, a vítima não recebeu apoio da família, dos colegas de trabalho e dos amigos, o que a fez sentir-se desacolhida e incentivada a não denunciar o delito sofrido às autoridades competentes.

0
Dislike0
User badge image

Hugo Alves

Padrão de resposta esperado

A situação descrita se encaixa em um fenômeno conhecido como “cifras negras da criminalidade”, que é o distanciamento progressivo entre a criminalidade real e a criminalidade legal. Ele decorre de um processo de atrição entre o crime ocorrido e o crime registrado, prejudicando as estatísticas que mensuram a violência urbana. Como pode ser percebido no relato da vítima na situação apresentada, nem sempre a prática de um delito é comunicada à autoridade policial por razões subjetivas da vítima, como a falta de uma rede de apoio e acolhimento reconhecendo a importância do fato e da denúncia. Outros fatores associados são: medo de represálias posteriores, medo de ameaças pelo criminoso, vergonha pela violência sofrida, falta de credibilidade na justiça e na polícia.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina