Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Brasileira

Colégio Objetivo
Tendo em vista a modernidade das leis brasileiras e a radical defesa de direitos que essa legislação democrática representa, como se explica a persistência de problemas e desigualdades que caracterizam a vida social brasileira?

A modernidade das leis brasileiras não corresponde aos interesses dos segmentos menos cultos e pobres.
A vida social real não segue modelos idealizados, especialmente em um país não desenvolvido culturalmente, como o Brasil.
A desigualdade reside no plano dos fatos, porque no plano dos direitos existe igualdade de oportunidades sociais, educacionais, portanto políticas.
Mudar é demorado, mas é uma questão de tempo e de acomodação.
A norma é moderna, democrática e racional, mas as práticas sociais não observam essas normas, elas reiteram nas diferenciações sociais.
a) A modernidade das leis brasileiras não corresponde aos interesses dos segmentos menos cultos e pobres.
b) A norma é moderna, democrática e racional, mas as práticas sociais não observam essas normas, elas reiteram nas diferenciações sociais.
c) Mudar é demorado, mas é uma questão de tempo e de acomodação.
d) A vida social real não segue modelos idealizados, especialmente em um país não desenvolvido culturalmente, como o Brasil.
e) A desigualdade reside no plano dos fatos, porque no plano dos direitos existe igualdade de oportunidades sociais, educacionais, portanto políticas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) A norma é moderna, democrática e racional, mas as práticas sociais não observam essas normas, elas reiteram nas diferenciações sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Constituição de 1988 alterou em algum aspecto a política brasileira relacionada aos povos indígenas? Escolha a alternativa correta.


Sim, foi abandonada a postura integracionista, admitido o direito de preservação da cultura, e de representação em juízo na defesa de interesses e direitos.
Sim, a partir de 1988 os povos indígenas adquiriram o status de plena cidadania, inclusive podem votar.
Sim, a partir de 1988 a tutela dos povos indígenas passou a ser exercida pelo SPI, órgão do Ministério da Agricultura.
Sim, houve alguma mudança, embora a criação da FUNAI tenha sido em 1987.
Realmente não houve mudança, exceto a criação do Parque Nacional do Xingu.

Por que trabalho produtivo e rendimento são aspectos críticos nas relações contraditórias entre modo de vida dos povos indígenas e modo de vida da população brasileira não indígena? Escolha a alternativa correta.


Enquanto para o povo não indígena, o trabalho é mercadoria (com valor de troca) cuja alienação constitui base do rendimento auferido, o trabalho indígena só tem valor de uso: sua contribuição para a comunidade; o conflito está na coexistência dos modelos de relação econômica: capitalista e não capitalista.
O povo brasileiro não indígena trabalha, produz, e tem seu rendimento; o povo indígena não trabalha, portanto não produz nem tem rendimento algum, daí o conflito entre os dois segmentos.
Enquanto para o povo não indígena, o trabalho é mercadoria (com valor de troca) cuja alienação constitui base do rendimento auferido, o trabalho indígena só tem valor de uso: sua contribuição para a comunidade; o conflito está na coexistência dos modelos de relação econômica: capitalista e não capitalista.
O povo brasileiro não indígena trabalha, produz e consome a partir da renda auferida; o povo indígena só produz artesanato ou serve como guia para turistas, o conflito se instala para o consumo.
A questão crítica reside no consumo: o povo não indígena tem rendimento para consumir, o povo indígena não tem, portanto precisa contar com a caridade pública.
Se o povo indígena não consumisse produtos industrializados, haveria coexistência pacífica, sem conflitos.

Por que a demarcação de terras indígenas é processo complexo, demorado e cheio de conflitos, se o negócio imobiliário, mesmo em área rural, é realizado com relativa facilidade, mesmo em áreas distantes? Escolha a alternativa correta.

A demarcação de terras indígenas é um processo complexo e demorado porque envolve questões antropológicas e jurídicas, além de ser alvo da cobiça de empresários e grileiros.
O negócio imobiliário é realizado com relativa facilidade porque a terra é vista como bem patrimonial passível de venda na cultura ocidental, enquanto para os povos indígenas a terra é parte da constituição identitária.
A demarcação de terras indígenas é um processo complexo porque envolve várias áreas sem delimitação correta de fronteiras.
A agricultura moderna não necessita de grandes áreas, enquanto para os povos indígenas que praticam agricultura tradicional, grandes áreas são fundamentais.
A demarcação de terras indígenas é um processo complexo porque toda a terra indígena pertence ao território nacional e não pode ser comercializada, apenas reconhecida e para o povo que a habita.
a) A demarcação de terras indígenas é um processo complexo e demorado porque envolve questões antropológicas e jurídicas, além de ser alvo da cobiça de empresários e grileiros.
b) O negócio imobiliário é realizado com relativa facilidade porque a terra é vista como bem patrimonial passível de venda na cultura ocidental, enquanto para os povos indígenas a terra é parte da constituição identitária.
c) A demarcação de terras indígenas é um processo complexo porque envolve várias áreas sem delimitação correta de fronteiras.
d) A agricultura moderna não necessita de grandes áreas, enquanto para os povos indígenas que praticam agricultura tradicional, grandes áreas são fundamentais.
e) A demarcação de terras indígenas é um processo complexo porque toda a terra indígena pertence ao território nacional e não pode ser comercializada, apenas reconhecida e para o povo que a habita.

Mais conteúdos dessa disciplina