Buscar

Analise a natureza jurídica do ato de aposentadoria do servidor, bem como enfrente se deve incidir o prazo decadencial previsto na Lei nº 9784/99 p...

Analise a natureza jurídica do ato de aposentadoria do servidor, bem como enfrente se deve incidir o prazo decadencial previsto na Lei nº 9784/99 para o registro a ser efetuado pelo Tribunal de Contas ou, ainda, se existe prazo para o pronunciamento da Corte de Contas, assim também esclareça qual seria, eventualmente, o respectivo termo inicial, à luz da moderna orientação do C. STF.

A natureza jurídica do ato de aposentadoria do servidor é complexa, sendo necessária a conjugação das vontades do órgão de origem e do Tribunal de Contas.
Não deve incidir o prazo decadencial previsto na Lei nº 9784/99 para o registro a ser efetuado pelo Tribunal de Contas.
Existe prazo para o pronunciamento da Corte de Contas, que é de 5 anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas.
O termo inicial do prazo é a chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Essa pergunta também está no material:

Casos Concretos - Administrativo - Gabaritos - Compilado
133 pág.

Direito Administrativo I Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O ato de aposentadoria do servidor público tem natureza jurídica de ato administrativo, que é uma manifestação unilateral da Administração Pública que produz efeitos jurídicos imediatos. Quanto à incidência do prazo decadencial previsto na Lei nº 9784/99, este não deve ser aplicado para o registro a ser efetuado pelo Tribunal de Contas. Existe prazo para o pronunciamento da Corte de Contas, que é de 5 anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas. O termo inicial do prazo é a chegada do processo ao Tribunal de Contas. Essa é a orientação atual do Supremo Tribunal Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina