I- Há incentivos internacionais para que diferentes ramos da ciência sejam divulgados para o grande público na forma de histórias em quadrinhos, o que transforma complexas informações científicas em linguagem mais acessível. II- O Conselho Europeu de Pesquisa, apesar de financiar iniciativas nas áreas de histórias em quadrinhos científicas, alerta para o fato de elas dificultarem o aprendizado de crianças e jovens em sala de aula, uma vez que os estudantes são mais atraídos pelos desenhos do que pelo conteúdo escrito. III- Os quadrinhos apresentados contradizem o texto da matéria, pois mostram que as histórias em quadrinhos devem abordar temas menos densos, como o futebol.
É correto o que se afirma em: I, apenas.
I- Há incentivos internacionais para que diferentes ramos da ciência sejam divulgados para o grande público na forma de histórias em quadrinhos, o que transforma complexas informações científicas em linguagem mais acessível. II- O Conselho Europeu de Pesquisa, apesar de financiar iniciativas nas áreas de histórias em quadrinhos científicas, alerta para o fato de elas dificultarem o aprendizado de crianças e jovens em sala de aula, uma vez que os estudantes são mais atraídos pelos desenhos do que pelo conteúdo escrito. III- Os quadrinhos apresentados contradizem o texto da matéria, pois mostram que as histórias em quadrinhos devem abordar temas menos densos, como o futebol. a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas a afirmativa I está correta. c) Apenas a afirmativa II está correta. d) Apenas a afirmativa III está correta. e) As afirmativas I e II estão corretas.
Texto 1 Brasil tem mais de 244 mil patentes e 422 mil marcas na 'fila' para registro Com prazo médio de 11 anos para analisar uma patente, Brasil ocupa a 30ª posição no ranking mundial do setor. O maior entrave é o baixo número de examinadores no Inpi. Daniel Silveira
O Brasil fechou 2016 com um estoque de mais de 244 mil patentes e 422 mil marcas aguardando análise de registro. A lentidão desses processos afeta a competitividade e a capacidade de inovação da indústria nacional, segundo especialistas. Para analisar uma marca, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) demora cerca de 30 meses. Para patente, o prazo médio é de 10,8 anos, deixando o país na 30ª posição no ranking mundial do setor. O maior entrave é o baixo número de examinadores no Inpi.
Texto 2 O que é patente? Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. A patente é um instrumento que visa estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico, ao garantir ao seu titular o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado.
Com base nos textos, avalie as afirmativas.
I- A patente é um título de propriedade temporária que garante ao seu titular o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. II- O Brasil ocupa a 30ª posição no ranking mundial do setor de patentes, com prazo médio de 11 anos para analisar uma patente, o que afeta a competitividade e a capacidade de inovação da indústria nacional. III- O inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.
É correto o que se afirma em: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) As afirmativas I e II estão corretas. e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
I- A patente é um título de propriedade temporária que garante ao seu titular o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. II- O Brasil ocupa a 30ª posição no ranking mundial do setor de patentes, com prazo médio de 11 anos para analisar uma patente, o que afeta a competitividade e a capacidade de inovação da indústria nacional. III- O inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) As afirmativas I e II estão corretas. e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Com base na leitura, assinale a alternativa correta.
O número de pedidos de patentes de 2016 (28.667) corresponde a pouco mais de 11% do total de pedidos de patentes que esperam registro no Inpi. O número de pedidos de patentes de 2016 (28.667) corresponde a pouco mais de 21% do total de pedidos de patentes que esperam registro no Inpi. O número de pedidos de patentes de 2016 (28.667) corresponde a pouco mais de 31% do total de pedidos de patentes que esperam registro no Inpi. O número de pedidos de patentes de 2016 (28.667) corresponde a pouco mais de 41% do total de pedidos de patentes que esperam registro no Inpi.
Brasil é líder de descarte de lixo eletrônico da América Latina; reciclagem é o caminho para evitar danos à saúde humana e ao meio ambiente Mathias Felipe
O Brasil é o líder na América Latina, e sétimo no mundo, na produção de lixo eletrônico. Segundo estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país produz anualmente 1,5 tonelada de lixo eletrônico. De todo lixo eletrônico produzido pelo país, apenas 3% é coletado de maneira adequada para ser reciclado ou descartado de forma apropriada. A destinação apropriada para o lixo eletrônico é importante, pois os equipamentos eletrônicos têm componentes feitos com materiais cuja composição química possui substâncias altamente tóxicas e sua decomposição pode trazer muitos prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente. O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, é composto por produtos eletrônicos que não têm mais valor. A categoria inclui refrigeradores, máquinas de lavar, micro-ondas, televisores