Buscar

No começo dos anos 30, quando o Brasil e o mundo ainda sentiam severos efeitos da crise de 1929, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, optou por ...

No começo dos anos 30, quando o Brasil e o mundo ainda sentiam severos efeitos da crise de 1929, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, optou por expedir e executar políticas públicas que beneficiassem o setor cafeeiro, sobretudo produtores de café. A política de salvação do setor cafeeiro ganhou diversos contornos desde o estabelecimento do Acordo de Taubaté, em 1906. Com Getúlio no poder, a situação não foi diversa, e o governo federal passou a se ocupar de compra, armazenagem e até queima do excedente produtivo do café. O presidente do Brasil estava particularmente interessado na mudança do eixo dinâmico da economia brasileira, ou seja, tinha predileção por políticas públicas que estimulassem a indústria em detrimento do setor cafeeiro, mas entendia a importância que o setor cafeeiro tinha para a economia do Brasil e, consequentemente, agiu em favor da manutenção da demanda efetiva em patamares confortáveis, ainda que isso beneficiasse aos cafeicultores. Essa política anticíclica de Getúlio pode ser descrita como:


A) Uma política econômica clássica, que previa a salvação de setores estratégicos por meio da atuação do estado.
B) Uma política econômica de cunho mercantilista, que se importava com a renda advinda das exportações do setor cafeeiro.
C) Uma política econômica keynesiana, que prevê a atuação do estado em momentos em que há contração do investimento privado.
D) Uma política em que imperam as ações que visam o encolhimento do estado em favor do setor privado.
E) Uma política econômica humanitária que visa preservar as condições mínimas de sustento de um setor altamente estratégico como o cafeeiro.

Essa pergunta também está no material:

prova econômica e negocio
1 pág.

Economia e Negócios

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A política anticíclica de Getúlio Vargas pode ser descrita como C) Uma política econômica keynesiana, que prevê a atuação do estado em momentos em que há contração do investimento privado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais