Buscar

Deputados Federais da oposição articularam-se na Câmara dos Deputados e obtiveram apoio de 1/3 (um terço) dos respectivos membros para instaurarem ...

Deputados Federais da oposição articularam-se na Câmara dos Deputados e obtiveram apoio de 1/3 (um terço) dos respectivos membros para instaurarem Comis:

Parlamentar de Inquérito (CPI), visando a apurar supostos ilícitos praticados pelo Presidente da República. Para evitar que integrantes da base governista se imiscuísser atrapalhassem as investigações, foi deliberado que somente integrantes dos partidos oposicionistas comporiam a Comissão.

(Adaptado de FGV - 2021 - OAB - Exame de Ordem Unificado XXXII - Primeira Fase)

Diante do caso hipotético narrado, com base na ordem constitucional vigente, assinale a afirmativa correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a", pois a Constituição Federal prevê que a instauração de CPIs depende do apoio de um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, conforme o caso, e que a composição das comissões deve respeitar a proporcionalidade dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Casa Legislativa. No entanto, não há previsão legal para que apenas integrantes dos partidos oposicionistas possam compor a Comissão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais