Buscar

A resolução 196/96 que define um conjunto de normas e diretrizes responsáveis pela regulamentação dos aspectos éticos em pesquisas com seres humano...

A resolução 196/96 que define um conjunto de normas e diretrizes responsáveis pela regulamentação dos aspectos éticos em pesquisas com seres humanos. Esta Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, os quatro referenciais básicos da Bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado. No que se refere as seus termos e resoluções é incorreto afirmar:

A Resolução 196/96 define normas e diretrizes para regulamentar os aspectos éticos em pesquisas com seres humanos.
A Resolução 196/96 incorpora os quatro referenciais básicos da Bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça.
A Resolução 196/96 visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado.
A pesquisa em seres humanos envolve o ser humano, individual ou coletivamente, direta ou indiretamente, parcial ou totalmente.
O sujeito da pesquisa é o pesquisado, de caráter voluntário, sendo vedada qualquer forma de remuneração.
O risco da pesquisa é a possibilidade de dano físico, psíquico, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano na pesquisa ou dela decorrente.
É incorreto afirmar que a Resolução 196/96 desconsidera o consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa e/ou seu representante legal.
Pesquisa em seres humanos: pesquisa que individual ou coletivamente, direta ou indiretamente, parcial ou totalmente, envolva o ser humano
Respeitar valores culturais, sociais, morais, religiosos, éticos e hábitos e costumes em pesquisa com comunidades
Sujeito da pesquisa: é o pesquisado, de caráter voluntário, sendo vedada qualquer forma de remuneração
Desconsiderar o consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa e/ou seu representante legal
Risco da pesquisa: possibilidade de dano físico, psíquico, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano na pesquisa ou dela decorrente

Essa pergunta também está no material:

etica na Saude
43 pág.

Ética na Saúde Centro Universitário do Norte (UniNorte)Centro Universitário do Norte (UniNorte)

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação incorreta é: "É incorreto afirmar que a Resolução 196/96 desconsidera o consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa e/ou seu representante legal." A Resolução 196/96, na verdade, considera e estabelece a importância do consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa e/ou seu representante legal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais