Buscar

Tratando do direito penal, assunto de conhecimento imprescindível a um investigador, temos que: “O direito penal vai tutelar bens jurídicos importa...

Tratando do direito penal, assunto de conhecimento imprescindível a um investigador, temos que: “O direito penal vai tutelar bens jurídicos importantes para a vida em sociedade, trazendo -nos uma série de atos que não devemos praticar, sob pena de sofrermos uma consequência punitiva que pode ir de simples multa até a restrição de nossa liberdade. Votando então, temos que crime é uma conduta, ação ou omissão que não devemos praticar. Busca-se assim proteger, tutelar bens imprescindíveis para a vida em sociedade, como a vida, por exemplo. Mas quais são essas ações? Ora! A lei penal vai dizer quais são elas, pois existe uma disposição na Constituição que diz que tudo o que for considerado crime deve estar previsto em lei. Trata-se do princípio da anterioridade da lei penal, que está contido no art. 5º, XXXIX da Carta Magna, assim redigido: “Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”. Por isso dizem que crime é uma conduta tipificada, ou seja, está definida em lei. Tem que ter uma lei para dizer o que é crim e, conduta típica.” A proteção dos dados de dispositivos informáticos é importante, assim entendida porque sua violação foi legislada como crime — entendo o legislador que se trata de um bem jurídico importante a ser protegido. No entanto, não necessariamente está acima de outros bens, e certamente não acima da vida, por exemplo. A Constituição prevê no art. 5º, inc. XLIII: “XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem”. A alternativa que inclui a invasão de dispositivo informático nesse rol é claramente errada, exigindo-se atenção para uma resposta correta.

O direito penal tutela bens jurídicos importantes para a vida em sociedade.
A lei penal define o que é crime e conduta típica.
A proteção dos dados de dispositivos informáticos é importante e foi legislada como crime.
A invasão de dispositivo informático está prevista no art. 5º, inc. XLIII da Constituição como crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
Apenas a afirmativa 1 está correta.
Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Investigação de Crimes Digitais
24 pág.

Gestão de Segurança da Informação Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas." Explicação: - A afirmativa 1 está correta, pois o direito penal tem como objetivo proteger bens jurídicos importantes para a vida em sociedade. - A afirmativa 2 está correta, pois a lei penal define o que é crime e conduta típica. - A afirmativa 3 está correta, pois a proteção dos dados de dispositivos informáticos é importante e foi legislada como crime. - A afirmativa 4 está incorreta, pois a invasão de dispositivo informático não está prevista no art. 5º, inc. XLIII da Constituição como crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. - A afirmativa 5 está incorreta, pois apenas a afirmativa 1 está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina