Buscar

Que é direito tributário? Sob as luzes da matéria estudada, efetuar crítica à seguinte sentença: “Direito tributário é o ramo do Direito público po...

Que é direito tributário? Sob as luzes da matéria estudada, efetuar crítica à seguinte sentença: “Direito tributário é o ramo do Direito público positivo que estuda as relações jurídicas entre o Fisco e os contribuintes, concernentes à instituição, arrecadação e fiscalização de tributos”, e propor definição para “direito tributário”.

Critica-se a sentença posta pois o Direito Tributário não se ocupa do estudo apenas das relações entre Fisco e contribuintes, tendo em vista a impossibilidade de dissociar tal análise do Direito Administrativo e Constitucional, por exemplo.
Ainda de acordo com o autor, pode-se criticar a sentença ao passo que o Direito Tributário se ocupa do estudo não apenas das normas que tratam diretamente da instituição, arrecadação e fiscalização de tributos, mas também indiretamente.
Assim, define-se Direito Tributário como “o ramo didaticamente autônomo do direito, integrado pelo conjunto de proposições jurídico-normativas que correspondem, direta ou indiretamente, à instituição, arrecadação e fiscalização de tributos”, competindo “à Ciência do Direito Tributário descrever esse objeto, expedindo proposições declarativos que nos permitam conhecer as articulações lógicas e o conteúdo orgânico desse núcleo normativo, dentro de uma concepção unitária do sistema jurídico vigente”.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Direito Tributário é um ramo do Direito que estuda as normas e as relações jurídicas relacionadas à instituição, arrecadação e fiscalização de tributos. Ele abrange tanto as relações entre o Fisco (órgão responsável pela administração dos tributos) e os contribuintes, quanto as normas que regulam essas relações. No entanto, a sentença apresentada na descrição da pergunta é criticada por limitar o estudo do Direito Tributário apenas às relações entre o Fisco e os contribuintes, sem considerar a interação com outras áreas do Direito, como o Direito Administrativo e o Direito Constitucional. Além disso, o Direito Tributário não se restringe apenas às normas que tratam diretamente da instituição, arrecadação e fiscalização de tributos, mas também abrange normas indiretas que têm impacto nesse campo. Dessa forma, pode-se definir o Direito Tributário como um ramo autônomo do direito, que engloba o conjunto de normas jurídicas relacionadas, direta ou indiretamente, à instituição, arrecadação e fiscalização de tributos. A ciência do Direito Tributário tem como objetivo descrever esse objeto, emitindo proposições que nos permitam compreender as ligações lógicas e o conteúdo orgânico desse conjunto normativo, dentro de uma concepção unitária do sistema jurídico vigente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais