Buscar

A economia brasileira entre 1830 e 1889, apesar da efetiva centralidade da produção cafeeira, foi relativamente diversificada e dinâmica [...]. De ...

A economia brasileira entre 1830 e 1889, apesar da efetiva centralidade da produção cafeeira, foi relativamente diversificada e dinâmica [...]. De fato, a economia brasileira esteve longe de ser homogênea em qualquer de suas características básicas, antes desenvolveu a partir de peculiaridades regionais. É uma importante conquista da historiografia brasileira a superação da perspectiva em que a história econômica do Brasil era tomada como um somatório de ciclos de produtos (açúcar, ouro, café), os quais teriam trajetórias similares (nascimento, auge, declínio). Tal maneira de ver as coisas resultou num reducionismo problemático de alguns produtos, ao ignorar a existência de “complexos econômicos”, para além da exportação de alguns produtos. (PAULA, J. A de. O processo econômico. In: CARVALHO, J. M. de (Coord.). A construção nacional 1830-1889. v.2. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p.182-183. Adaptado).


Baseando nesse fragmento de texto, julgue os itens a seguir.


I. O autor do texto afirma que, durante o Império, a economia brasileira viveu a época do ciclo do café, que foi praticado em todo o território pelo trabalho escravo africano.

II. O ciclo econômico, defendido pelo autor, enalteceu a existência do latifúndio e da monocultura escravagista, os quais respeitavam as diferenças regionais.

III. De acordo com o autor, o estudo do conceito ciclo, para caracterizar a economia colonial e imperial, deve ser desprezado, uma vez que a economia nunca foi baseada em um único produto.


É CORRETO apenas o que se afirma em

A) 

II.

B) 

I e III.

C) 

I e II.

D) 

I.

E) 

III.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I e II. O autor do texto afirma que a economia brasileira entre 1830 e 1889 foi relativamente diversificada e dinâmica, apesar da centralidade da produção cafeeira, e que a economia brasileira nunca foi baseada em um único produto. Portanto, a afirmação III está correta. No entanto, o autor não defende o ciclo econômico, como afirmado na afirmação II. Ele afirma que a economia brasileira se desenvolveu a partir de peculiaridades regionais e que a história econômica do Brasil não pode ser vista como um somatório de ciclos de produtos. Além disso, o autor não afirma que o ciclo do café foi praticado em todo o território pelo trabalho escravo africano, como afirmado na afirmação I. Ele apenas afirma que a produção cafeeira foi central na economia brasileira, mas que a economia brasileira foi diversificada e dinâmica.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina