Buscar

No longo prazo, a firma varia seus insumos, assim definindo seu tamanho (nível de estoque de capital produtivo) de modo a igualar o preço futuro es...

No longo prazo, a firma varia seus insumos, assim definindo seu tamanho (nível de estoque de capital produtivo) de modo a igualar o preço futuro esperado com seu custo total médio mínimo. Ela gostaria de poder lucrar mais, mas como há livre entrada de empresas, ela deve operar na sua chamada escala mínima eficiente, ponto em que seu custo total médio é mínimo e igual ao nível de preços esperado. Seu nível de produção depende do preço do produto e de seus custos, muito influenciados pela presença ou não de economias de escala em seu setor (PINDYCK; RUBINFELD, 2013a). Como há livre entrada e saída de empresas e há tempo para que as empresas alterem sua escala e estrutura produtiva no longo prazo, empresas em mercados competitivos não possuem lucro econômico. Se a receita de vendas aumentar e os custos permanecerem os mesmos, a empresa vai obter lucro econômico, porém, em mercados competitivos, essa situação estimularia a entrada de empresas concorrentes e a ampliação da produção das empresas existentes, o que aumentaria a oferta e levaria, tudo o mais constante, a uma queda no preço do produto, que eliminaria o lucro econômico do setor. Em caso de prejuízo econômico, haveria saída de empresas de modo a reduzir a oferta e promover um ajuste nos preços que eliminaria esse prejuízo (PINDYCK; RUBINFELD, 2013a). O Gráfico 2 mostra a produção ótima de longo prazo de uma firma.

A firma deve operar na sua chamada escala mínima eficiente, ponto em que seu custo total médio é mínimo e igual ao nível de preços esperado.
Empresas em mercados competitivos não possuem lucro econômico.
Se a receita de vendas aumentar e os custos permanecerem os mesmos, a empresa vai obter lucro econômico, porém, em mercados competitivos, essa situação estimularia a entrada de empresas concorrentes e a ampliação da produção das empresas existentes, o que aumentaria a oferta e levaria, tudo o mais constante, a uma queda no preço do produto, que eliminaria o lucro econômico do setor.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) As afirmativas II e III estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois a firma deve operar na sua escala mínima eficiente, ponto em que seu custo total médio é mínimo e igual ao nível de preços esperado, e não igualar o preço futuro esperado com seu custo total médio mínimo. A afirmativa II está correta, pois em mercados competitivos, as empresas não possuem lucro econômico, já que a entrada de novas empresas e a ampliação da produção das empresas existentes aumentaria a oferta e levaria a uma queda no preço do produto, eliminando o lucro econômico do setor. A afirmativa III também está correta, pois se a receita de vendas aumentar e os custos permanecerem os mesmos, a empresa vai obter lucro econômico, mas em mercados competitivos, essa situação estimularia a entrada de empresas concorrentes e a ampliação da produção das empresas existentes, o que aumentaria a oferta e levaria a uma queda no preço do produto, eliminando o lucro econômico do setor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais