Buscar

Existem filósofos que, desde a antiguidade, passando pela modernidade, abordam a questão do conhecimento a partir de alguns pressupostos (CARDOSO, ...

Existem filósofos que, desde a antiguidade, passando pela modernidade, abordam a questão do conhecimento a partir de alguns pressupostos (CARDOSO, 2017). Entre eles, podemos destacar os seguintes:I -; Platão, para quem o conhecimento é fruto de uma reminiscência, uma lembrança de outras vidas, haja vista a influência órfica-pitagórica sobre reencarnação da alma em sua filosofia.II -; Aristóteles, filósofo que acredita que o conhecimento se dá mediante o hábito, portanto, o exercício cotidiano de determinadas virtudes como prudência e virtude.III -; Fr

Platão acredita que o conhecimento é fruto de uma reminiscência, uma lembrança de outras vidas, haja vista a influência órfica-pitagórica sobre reencarnação da alma em sua filosofia.
Aristóteles acredita que o conhecimento se dá mediante o hábito, portanto, o exercício cotidiano de determinadas virtudes como prudência e virtude.
Francis Bacon acreditava que o conhecimento se dá por meio da observação e experimentação, ou seja, pelo método científico.
René Descartes acreditava que o conhecimento se dá por meio da razão, e que a verdade é alcançada por meio da dúvida metódica.
Immanuel Kant acreditava que o conhecimento se dá por meio da razão, mas que esta é limitada pelos sentidos e pela experiência.

Essa pergunta também está no material:

Prova filosofia da educação 14.03.23-1
16 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentre os filósofos mencionados, podemos destacar os seguintes pressupostos em relação à questão do conhecimento: I - Platão acredita que o conhecimento é fruto de uma reminiscência, uma lembrança de outras vidas, haja vista a influência órfica-pitagórica sobre reencarnação da alma em sua filosofia. II - Aristóteles acredita que o conhecimento se dá mediante o hábito, portanto, o exercício cotidiano de determinadas virtudes como prudência e virtude. III - Francis Bacon acreditava que o conhecimento se dá por meio da observação e experimentação, ou seja, pelo método científico. IV - René Descartes acreditava que o conhecimento se dá por meio da razão, e que a verdade é alcançada por meio da dúvida metódica. V - Immanuel Kant acreditava que o conhecimento se dá por meio da razão, mas que esta é limitada pelos sentidos e pela experiência. Esses são alguns dos pressupostos abordados por esses filósofos em relação ao conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais