Buscar

Na investigação diagnóstica de tuberculose pulmonar ativa em pessoas vivendo com HIV/aids, quais são os principais exames complementares? Prova t...

Na investigação diagnóstica de tuberculose pulmonar ativa em pessoas vivendo com HIV/aids, quais são os principais exames complementares?


Prova tuberculínica, baciloscopias (ou teste rápido molecular para tuberculose TRM-TB) e cultura de escarro com identificação da micobactéria.
Prova tuberculínica, baciloscopias (ou teste rápido molecular para tuberculose TRM-TB) de escarro e radiografia de tórax.
Baciloscopias (ou teste rápido molecular para tuberculose TRM-TB), cultura de escarro com identificação da micobactéria e teste de sensibilidade a antimicrobianos.

Essa pergunta também está no material:

tb
1 pág.

Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Priscila Yukari Yamamoto

Na investigação diagnóstica de tuberculose pulmonar ativa em pessoas vivendo com HIV/aids, os principais exames complementares são:

Baciloscopias (ou teste rápido molecular para tuberculose TRM-TB) de escarro: Esses exames buscam detectar a presença de bacilos ácido-alcoorresistentes (BAAR) no escarro do paciente. É um método rápido e utilizado para identificar a presença do Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose.

Cultura de escarro com identificação da microbactéria: A cultura de escarro permite o crescimento e identificação do Mycobacterium tuberculosis em laboratório. É um método mais sensível e específico que a baciloscopia, mas também mais demorado, podendo levar semanas para obter resultados.

Teste de sensibilidade a antimicrobianos: Após a identificação da bactéria causadora da tuberculose, é importante realizar testes de sensibilidade aos antimicrobianos para determinar quais medicamentos são eficazes contra a bactéria e quais podem apresentar resistência. Isso auxilia no planejamento do tratamento adequado.

A prova tuberculínica, que é utilizada para avaliar a resposta imunológica do organismo à tuberculose, não é considerada um exame complementar específico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar ativa em pessoas vivendo com HIV/aids. Já a radiografia de tórax pode ser útil para identificar possíveis alterações pulmonares relacionadas à tuberculose, mas não é um exame específico para o diagnóstico.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais