006 O Quinhentismo, enquanto manifestação literária, pode ser definido como uma época em que: I – não se pode falar, ainda, na existência de uma literatura brasileira, pois a cultura portuguesa estabelecia as formas de pensamento e expressão para os escritores na colônia; II – se pode falar na existência de uma literatura brasileira porque, ao descreverem o Brasil, os textos mostram um forte instinto de nacionalidade, na medida em que todos os escritores eram nativos da terra; III – a produção escrita se prende à descrição da terra e do índio ou a textos escritos pelos jesuítas, ou seja, uma produção informativa e doutrinária.
X Apenas III. Apenas II. Apenas I e III. Apenas I. Apenas II e III.
001 (PREFEITURA DE ROSEIRA/SP – ADAPTADA) A literatura brasileira teve como marco inicial os relatos de viajantes portugueses sobre a terra recém-descoberta. Esse período revela a produção de textos com explicações sobre os aspectos naturais do Brasil e, também, descrições sobre os povos que aqui viviam. A Carta de Pero Vaz de Caminha escrita para Manuel I de Portugal foi o primeiro documento. Este período foi chamado de:
Setecentismo. Barroco. X Quinhentismo. Arcadismo. Seiscentismo.
002 (MS CONCURSOS – ADAPTADO) São representantes do Arcadismo:
X Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa. Nenhuma das anteriores. Tomás Antônio Gonzaga e Álvares de Azevedo. Alvarenga Peixoto e Gregório de Matos Guerra. Castro Alves e Silva Alvarenga.
004 (Prefeitura de Santa Rita – PB) Apenas uma das características abaixo NÃO se enquadra na estética literária do Arcadismo:
Fixação da vida simples, do olhar contemplativo para as paisagens bucólicas. Distanciamento da azáfama da vida urbana. Valorização da natureza, em especial para o pastoreio e pastagem de animais que dão realce à vida silvestre. Aproximação dos valores singelos e simples do bucolismo rural, do trato pastoril e da vida campesina. Hegemonia do cientificismo exacerbado, com o Positivismo prevalecendo como prisma de interpretação do mundo e base negativa da realidade.