Buscar

Mulher, 25 anos de idade, com diagnóstico de anemia hemolítica, recebeu prednisona 60 mg/dia. Após quatro meses de uso, ela suspendeu a medicação e...

Mulher, 25 anos de idade, com diagnóstico de anemia hemolítica, recebeu prednisona 60 mg/dia. Após quatro meses de uso, ela suspendeu a medicação e, cinco dias após, passou a apresentar quadro de fraqueza, náuseas, vômitos, dor abdominal, agitação e confusão mental. No atendimento de urgência, apresentava obesidade central, face em lua, acne, estrias, taquicardia e hipotensão ortostática. Além de pesquisar foco infeccioso e de dosar a glicemia, a conduta é:


a) hidratação endovenosa com soro glicofisiológico e reposição endovenosa de glicocorticóide (hidrocortisona). A dosagem plasmática de sódio e potássio pode não auxiliar, pois distúrbios eletrolíticos (hiponatremia e hipercalemia) são incomuns.
b) hidratação endovenosa com soro glicofisiológico, colóide e aminas simpaticomiméticas e reposição endovenosa de glicocorticóide (hidrocortisona). A dosagem plasmática de sódio e potássio é indispensável, pois distúrbios eletrolíticos (hiponatremia e hipercalemia) são comuns.
c) hidratação endovenosa com soro glicosado (pode ter hipoglicemia) e reposição endovenosa com glicocorticóide potente (dexametasona). Dosagem plasmática de sódio e potássio pode não auxiliar, pois distúrbios eletrolíticos (hiponatremia e hipercalemia) são incomuns.
d) hidratação endovenosa com soro glicofisiológico e reposição endovenosa de glicocorticóide potente (dexametasona). Dosagens plasmáticas de sódio e potássio são indispensáveis, pois distúrbios eletrolíticos (hiponatremia e hipercalemia) são comuns.

Essa pergunta também está no material:

USP-RP - 2010
44 pág.

Residência Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) hidratação endovenosa com soro glicofisiológico, colóide e aminas simpaticomiméticas e reposição endovenosa de glicocorticóide (hidrocortisona). A dosagem plasmática de sódio e potássio é indispensável, pois distúrbios eletrolíticos (hiponatremia e hipercalemia) são comuns. O quadro apresentado pela paciente é compatível com uma crise de insuficiência adrenal aguda, que pode ocorrer após a suspensão abrupta de glicocorticoides, como a prednisona. O tratamento consiste em hidratação, reposição de glicocorticoides e correção de distúrbios eletrolíticos, se presentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais