Buscar

Paciente, 5 anos de idade, em tratamento de leucemia linfóide aguda há 6 meses. Há 6 horas apresentou quadro de coriza hialina e febre 38,5º C, 1 p...

Paciente, 5 anos de idade, em tratamento de leucemia linfóide aguda há 6 meses. Há 6 horas apresentou quadro de coriza hialina e febre 38,5º C, 1 pico isolado que cedeu com uso de dipirona. Sem outras queixas. Último ciclo de quimioterapia há 1 semana. Ao exame: BEG, descorado (+/++++), acianótico, anictérico, sem edemas. Boca e ouvido: s/alterações. FR: 26 irpm; murmúrio vesicular simétrico, sem ruídos adventícios; FC: 108 bpm; bulhas rítmicas, normofonéticas, sem sopros; abdome normotenso, sem visceromegalia; ruídos hidroaéreos presentes e normoativos. Sem sinais menígeos. Hemograma: Hb= 8,6 g/dl; GB= 1.200/mm3 (12% segmentados e 88% linfócitos). Plaquetas: 68.000/mm. A conduta é:


a) internação imediata, observação rigorosa e antibioticoterapia endovenosa de amplo espectro.
b) manutenção de antitérmico e observação domiciliar, com retorno em 24 horas para reavaliação ou antes se piora do quadro.
c) amoxacilina 50 mg/kg/dia de 8/8 hora por 7 dias.
d) solicitar radiografia de tórax, ultrassom de abdome, culturas e definir conduta após resultados de exames.

Essa pergunta também está no material:

usp rp 2012 - objetiva
36 pág.

Residência Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o quadro clínico apresentado, a conduta mais adequada é a alternativa a) internação imediata, observação rigorosa e antibioticoterapia endovenosa de amplo espectro. O paciente em questão é uma criança de 5 anos de idade, em tratamento de leucemia linfóide aguda há 6 meses, o que o torna imunodeprimido e mais suscetível a infecções. Além disso, apresenta febre e queda na contagem de plaquetas, o que pode indicar uma infecção bacteriana ou viral. Dessa forma, é necessário internar o paciente para observação rigorosa e iniciar antibioticoterapia endovenosa de amplo espectro, a fim de prevenir e tratar possíveis infecções. A opção b) não é indicada, pois o paciente apresenta um quadro clínico que requer avaliação e tratamento imediatos. A opção c) não é suficiente para tratar uma possível infecção bacteriana e a opção d) não é necessária neste momento, pois não há indicação clínica para realização de radiografia de tórax ou ultrassom de abdome.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais