Buscar

What is the concept of 'economía del cuidado' and why is it important to redefine the neoclassical macroeconomy? El concepto de 'economía del cuid...

What is the concept of 'economía del cuidado' and why is it important to redefine the neoclassical macroeconomy?

El concepto de 'economía del cuidado' hace referencia a todas las actividades y prácticas necesarias para la supervivencia cotidiana de las personas en la sociedad, y es realizado en su mayoría por mujeres.
La correcta función de la macroeconomía neoclásica se apoya en la 'economía del cuidado'.
El concepto de 'trabajador champiñón' o 'trabajador hongo' hace referencia a un trabajador que brota en el mercado de manera espontánea y automática dispuesto a trabajar y a consumir, pero que sólo interesa en la medida que aporte hacia el sistema productivo, contando con un salario que cumpla con la satisfacción de sus necesidades.
El PBI no permite visibilizar el rol sistemático que tienen las mujeres dentro del sistema económico, que resulta fundamental para poder diseñar políticas orientadas hacia una distribución más equitativa del trabajo no remunerado entre los hogares y el Estado, y entre varones y mujeres.
El concepto de flujo del ingreso ampliado busca poner en evidencia la dinámica dentro de los hogares, y destaca la relación entre producción y reproducción, en donde subyace la dependencia económica de las mujeres.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O conceito de "economía del cuidado" refere-se a todas as atividades e práticas necessárias para a sobrevivência cotidiana das pessoas na sociedade, e é realizado em sua maioria por mulheres. Essas atividades incluem cuidar de crianças, idosos, pessoas doentes, realizar tarefas domésticas, entre outras. É importante redefinir a macroeconomia neoclássica levando em consideração a economia do cuidado, pois esse conceito evidencia o papel fundamental que as mulheres desempenham no sistema econômico, mas que muitas vezes é invisibilizado. A macroeconomia tradicional não considera o trabalho não remunerado realizado pelas mulheres como parte da atividade econômica, o que leva a uma distribuição desigual do trabalho e da renda. Ao incorporar a economia do cuidado na análise macroeconômica, é possível desenvolver políticas que visem uma distribuição mais equitativa do trabalho não remunerado entre os lares e o Estado, assim como entre homens e mulheres. Além disso, o conceito de fluxo de renda ampliado destaca a relação entre produção e reprodução dentro dos lares, evidenciando a dependência econômica das mulheres. Portanto, redefinir a macroeconomia neoclássica levando em consideração a economia do cuidado é fundamental para uma análise mais abrangente e justa da atividade econômica, buscando uma distribuição mais equitativa do trabalho e da renda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais