Buscar

Possivelmente, você já ouviu frases como: "A adolescência é um período conturbado e problemático" e "Nossa, como é difícil entender o adolescente, ...

Possivelmente, você já ouviu frases como: "A adolescência é um período conturbado e problemático" e "Nossa, como é difícil entender o adolescente, muda de humor constantemente!". Essas frases podem indicar estereótipos deste período, contudo, “[...] na adolescência, a formação de um corpo qualitativamente e quantitativamente diferente da infância resulta em novas configurações subjetivas [...]. Vigotski não compreende a adolescência como algo dado, ou negativo, mas como um momento do desenvolvimento que dá origem a um funcionamento completamente novo do psiquismo” (SOUZA, 2018, p. 26). Pois bem, no terceiro episódio, o tema central é o período da adolescência. A convidada trata sobre a temática, destacando as características e desafios dos adolescentes na sociedade atual, bem como a importância da educação formal no desenvolvimento do sujeito, tendo em vista a teoria de Vigotski.

 

SOUZA, Candida; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Adolescência em debate: contribuições teóricas à luz da perspectiva histórico-cultural. Psicol. estud., Maringá, v. 23, 23-34, 2018.

 

A partir das discussões apresentadas no terceiro episódio “Vida de adolescente”, analise as afirmativas a seguir.

 

I. Podemos inferir que o período da adolescência se caracteriza pela mudança do corpo, mediada pelas questões biológicas do sujeito, ou seja, este período é marcado pelo fator cronológico, logo, a influência do contexto social em que o adolescente está inserido pouco contribui neste processo.

​II. Na adolescência, os interesses do sujeito são modificados. Desloca-se do contexto familiar e de questões ligadas ao universo infantil para o grupo de pessoas que favoreça uma identificação, neste caso, seus pares, isto é, outros adolescentes

​III. O período da adolescência corresponde a um período de transição entre o desenvolvimento que ocorreu na infância e o desenvolvimento que caminha para a vida adulta. Nesse processo, o papel da educação sistematizada é fundamental, pois a partir do processo educativo, o adolescente se desenvolve. Dessa forma, o professor enquanto mediador ajudará o adolescente a direcionar seus interesses, favorecendo seu desenvolvimento.

​IV. Atualmente, o adolescente está inserido em um contexto de diferentes tecnologias digitais. O uso de recursos tecnológicos não é considerado negativo, mas passa a ser um problema para o adolescente quando as interações sociais presenciais são substituídas pelo mundo virtual e quando as redes sociais impõem ao adolescente um ideal de vida perfeito, seja no aspecto profissional ou pessoal.


É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I e II, apenas.


Alternativa 2:


II e III, apenas.


Alternativa 3:


I, II e III, apenas.


Alternativa 4:


II, III e IV, apenas.


Alternativa 5:


I, II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir das discussões apresentadas no terceiro episódio "Vida de adolescente", é correto afirmar que a alternativa correta é a 3: I, II e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais