Buscar

Os efeitos fisiológicos da diatermia por ondas curtas e por microondas são primariamente térmicos. Dentre esses efeitos podemos citar a elevação da...

Os efeitos fisiológicos da diatermia por ondas curtas e por microondas são primariamente térmicos. Dentre esses efeitos podemos citar a elevação da temperatura do tecido, a dilatação dos vasos sanguíneos, o aumento do fluxo sanguíneo, o aumento do metabolismo do tecido, a difusão através das membranas, a extensibilidade dos tecidos fibrosos, o relaxamento muscular, o aumento do limiar da dor (diminuição da dor) e o reparo tecidual. Abaixo listamos alguns casos clínicos de pacientes que buscaram o tratamento fisioterapêutico. Marque o único caso clínico no qual as diatermias por ondas curtas ou microondas, no modo contínuo, poderiam ser utilizadas sem contraindicações:


Paciente de 20 anos relata sentir dores e desconforto na região do músculo reto femoral (músculo da região anterior da coxa), após lesão muscular durante um jogo de futebol há 3 semanas. Na consulta fisioterapêutica o paciente relatou dor, contratura muscular e medo de lesionar novamente a musculatura durante a prática de futebol.

Essa pergunta também está no material:

A2 Prova On-line Recursos físicos em fisioterapia
4 pág.

Recursos Fisioterapeuticos Centro Universitário dos GuararapesCentro Universitário dos Guararapes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, o caso clínico em que as diatermias por ondas curtas ou microondas, no modo contínuo, poderiam ser utilizadas sem contraindicações é o seguinte: Paciente de 20 anos relata sentir dores e desconforto na região do músculo reto femoral (músculo da região anterior da coxa), após lesão muscular durante um jogo de futebol há 3 semanas. Na consulta fisioterapêutica o paciente relatou dor, contratura muscular e medo de lesionar novamente a musculatura durante a prática de futebol. Nesse caso, as diatermias por ondas curtas ou microondas, no modo contínuo, podem ser utilizadas para promover o relaxamento muscular, diminuir a dor, aumentar o fluxo sanguíneo e auxiliar no processo de reparo tecidual. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento deve ser realizado por um profissional qualificado e de acordo com a avaliação individual do paciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais