Logo Passei Direto
Buscar

Produção de Frutas

Colégio Objetivo
Uma variável que deve ser observada na propagação de plantas através da estaquia é com relação ao tipo de estaca utilizada. Nesse sentido, as estacas podem ser de diferentes estruturas da planta e também se diferenciar em relação à fase do ciclo. Sobre os tipos de estacas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As estacas caulinares são as formas mais comuns de estruturas vegetais utilizadas para essa estratégia de propagação, estando disponíveis a partir da segmentação dos ramos.
( ) As estacas foliares não são propícias para a propagação de plantas, pois resultam em grande perda de água por transpiração e baixa capacidade de enraizamento.
( ) Estacas lenhosas são aquelas coletadas das áreas não lignificadas das plantas, localizadas próximas aos meristemas de crescimento, com estruturas suculentas.
( ) De acordo com a época de coleta ou de acordo com o nível de lignificação, as estacas podem ser herbáceas, semilenhosas e lenhosas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - V.
B V - V - F - F.
C F - V - V - F.
D V - F - F - V.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é: C) F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A estaquia é uma importante técnica para a propagação de plantas. Na estaquia ocorre a separação de um segmento da planta para a fo

Sobre a propagação de plantas por estaquia, é correto afirmar, EXCETO:

A O sucesso da propagação através da estaquia está diretamente relacionado com a capacidade de formação de raízes adventícias.
B A estaquia pode ser realizada a partir de diferentes órgãos como folhas, caules e mesmo de raízes.
C A formação de raízes é influenciada por processos fisiológicos como a desdiferenciação dos tecidos, possibilitando originar novas regiões meristemáticas.
D A capacidade de formação de raízes adventícias nas estacas permite a formação de novos indivíduos com características genéticas distintas da planta matriz.
A
B
C
D

Sobre as medidas e testes de germinação, assinale a alternativa INCORRETA:

A A uniformidade indica como ocorreu o processo de germinação, sendo portanto uma informação relacionada apenas com a sanidade das sementes.
B Entre as medidas e testes de germinação, análises como a percentagem de germinação, a taxa e a uniformidade, são dados muito importantes a serem estabelecidos.
C A percentagem de germinação indica a capacidade de sementes que podem germinar em cada lote analisado, devendo constar na embalagem comercializada.
D A taxa de germinação representa a velocidade em que ocorre o processo de germinação, fornecendo informações sobre o vigor das sementes.
A
B
C
D

Sobre o uso de reguladores de crescimento associado à propagação de plantas, analise as sentenças a seguir:

I- O uso de reguladores de crescimento para promover contribuições na obtenção de mudas é realizado seguindo diversos cuidados para promover sucesso e para evitar fitotoxidez.
II- Os reguladores de crescimento, como as auxinas, atuam de forma favorável à formação de brotações, controlando processos de desenvolvimento muito específicos no ápice das estacas.
III- Um importante efeito dos reguladores vegetais utilizados na propagação de plantas é a indução ao enraizamento, sendo importante observar a concentração, espécie, tipo de estaca e época do ciclo.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Sobre as formas especiais de enxertia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sobrenxertia.
II- Interenxertia.
III- Subenxertia.
IV- Microenxertia.
( ) Técnica que objetiva reduzir os problemas de incompatibilidade de enxertia, utilizando um segmento de ramo entre o porta-enxerto e a cultivar copa para obter o novo indivíduo.
( ) Técnica de enxertia realizada em condições in vitro, tendo diversas funções como a obtenção de plantas livres de viroses e estudos de fisiologia.
( ) Técnica que é realizada removendo a copa de forma drástica, de forma total ou parcial, sendo utilizada para recuperar ou para substituir a cultivar produtora, mantendo o porta-enxerto.
( ) Técnica que possibilita recuperar danos no colo ou no sistema radicular, mantendo a c
I-IV-II-III
II-III-IV-I
III-II-I-IV
IV-I-III-II

Mais conteúdos dessa disciplina