Buscar

Paciente vítima de queda sobre o ombro apresenta proeminência da extremidade lateral da que pode ser reduzida pela digitopressão local, gerando uma...

Paciente vítima de queda sobre o ombro apresenta proeminência da extremidade lateral da que pode ser reduzida pela digitopressão local, gerando uma sensação tátil de 'tecla de piano'. A articulação e ligamentos provavelmente comprometidos no caso são, respectivamente:

Acromioclavicular, ligamento transverso superior da escápula e coracoacromial.
Acromioclavicular, ligamentos conoide e trapezoide.
Esternoclavicular, ligamento interclavicular e Escapulocostal, ligamentos coracoumeral e Esternoclavicular, ligamentos esternoclaviculares superior e posterior.
a) Acromioclavicular, ligamento transverso superior da escápula e coracoacromial.
b) Acromioclavicular, ligamentos conoide e trapezoide.
c) Esternoclavicular, ligamento interclavicular e Escapulocostal, ligamentos coracoumeral e Esternoclavicular, ligamentos esternoclaviculares superior e posterior.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Essa pergunta também está no material:

ANATOMIA PALMATÓRIA
1 pág.

Anatomia Palpatória

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa (b) Acromioclavicular, ligamentos conoide e trapezoide. Essa proeminência lateral reduzida pela digitopressão local e que gera a sensação tátil de "tecla de piano" é característica de uma luxação acromioclavicular. Nesse tipo de lesão, os ligamentos conoide e trapezoide, que são responsáveis pela estabilidade da articulação acromioclavicular, podem estar comprometidos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais