Logo Passei Direto
Buscar

Ciência Política

Colégio Objetivo
Com base nos conhecimentos sobre o contrato social, de acordo com a perspectiva de Rousseau, analise as af irmações a seguir: I – Nesse pacto, todos são iguais, pois cada membro do pacto renuncia ou aliena-se de seus direitos em função da comunidade; II – O povo é soberano, pois ele é igualitário, realizando-se, assim, a liberdade civil, pois o povo é o agente que elabora as leis, às quais ele mesmo se submete; III – O contrato social deve se balizar pela vontade de uma aristocracia burguesa, na qual em defesa da liberdade e da propriedade, tinham condições para o estabelecimento da República; IV – Submeter-se à vontade geral e não à vontade individual, é a condição primeira de legitimidade da vida política: a fundação através do pacto legítimo feito pelos homens em condição de igualdade e com alienação total. Estão corretas:

I – Nesse pacto, todos são iguais, pois cada membro do pacto renuncia ou aliena-se de seus direitos em função da comunidade;
II – O povo é soberano, pois ele é igualitário, realizando-se, assim, a liberdade civil, pois o povo é o agente que elabora as leis, às quais ele mesmo se submete;
III – O contrato social deve se balizar pela vontade de uma aristocracia burguesa, na qual em defesa da liberdade e da propriedade, tinham condições para o estabelecimento da República;
IV – Submeter-se à vontade geral e não à vontade individual, é a condição primeira de legitimidade da vida política: a fundação através do pacto legítimo feito pelos homens em condição de igualdade e com alienação total.
A) Somente I, III e IV.
B) Somente I, II e III.
C) Somente II, III e IV.
D) Somente I, II e IV.
E) Somente I e II.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base nos conhecimentos sobre o contrato social, de acordo com a perspectiva de Rousseau, as afirmações corretas são: I – Nesse pacto, todos são iguais, pois cada membro do pacto renuncia ou aliena-se de seus direitos em função da comunidade; II – O povo é soberano, pois ele é igualitário, realizando-se, assim, a liberdade civil, pois o povo é o agente que elabora as leis, às quais ele mesmo se submete. Portanto, a alternativa correta é a letra E) Somente I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que se refere à polis, podemos dizer que não havia verticalidades acentuadas como destaca Nogueira (2015), ao contrário o autor af irma outras características da polis. Tomando como referência as características da polis, de acordo com Nogueira, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I – Se tratava de um Estado em sua concepção moderna do termo, ipsis litteris, como uma instituição apartada da sociedade. Porque II – Havia muitos elementos da democracia direta e o lócus privilegiado da participação política direta era a Assembleia do Povo - o corpo soberano efetivo - concretizada em praça pública, portanto, uma questão central para as democracias modernas, a saber, a relação entre representantes e representados, era secundária na democracia ateniense, isto porque não havia 'especialistas' em assuntos políticos - algo muito corriqueiro na política atualmente. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

I - Se tratava de um Estado em sua concepção moderna do termo, ipsis litteris, como uma instituição apartada da sociedade.
II - Havia muitos elementos da democracia direta e o lócus privilegiado da participação política direta era a Assembleia do Povo - o corpo soberano efetivo - concretizada em praça pública, portanto, uma questão central para as democracias modernas, a saber, a relação entre representantes e representados, era secundária na democracia ateniense, isto porque não havia 'especialistas' em assuntos políticos - algo muito corriqueiro na política atualmente.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I.

Analise as afirmacoes sobre a participação política no Brasil:
I- A participação política no Brasil é restrita a uma minoria da sociedade.
II- A participação política no Brasil é influenciada pelo poder econômico.
III- A participação política no Brasil é mais expressiva entre a população jovem.
IV- O voto dos mais pobres é definido em função do conhecimento que esses eleitores têm em relação à trajetória política de seus candidatos.

a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) I e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Considerando os conhecimentos sobre as características do iberismo no Estado brasileiro, analise as afirmações a seguir:

I- O iberismo é uma característica do Estado brasileiro devido à influência da colonização portuguesa.
II- O patrimonialismo é uma das características do iberismo no Estado brasileiro.
III- O iberismo é uma característica do Estado brasileiro devido à influência da colonização espanhola.
IV- O patrimonialismo é uma característica do Estado brasileiro devido à influência da colonização espanhola.
A) Somente II e IV.
B) Somente II e III.
C) Somente III e IV.
D) Somente I e III.
E) Somente I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina