Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

Colégio Objetivo
Depois de assistir às aulas sobre adoção, assinale a opção que indica as afirmações corretas sobre a convivência familiar de crianças e adolescentes:

I) Crianças e adolescentes têm direito de crescer em família, preferencialmente na sua família natural, e excepcionalmente em família substituta.
II) São modalidades de colocação em família substituta: a guarda, tutela, curatela e adoção.
III) Conforme o ECA, não podem adotar os ascendentes e os irmãos.
IV) Família extensa, conforme o ECA, é qualquer parente que tenha condições ou interesse em assumir a guarda da criança ou adolescente.
a) Todas as afirmativas são corretas;
b) Apenas as alternativas I e IV são corretas;
c) Apenas as alternativas III e IV são incorretas;
d) Apenas as alternativas I e III são corretas
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "a) Todas as afirmativas são corretas". Todas as afirmações apresentadas estão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com as aulas sobre adoção.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Depois de assistir às aulas sobre pré-acolhimento, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA.

São princípios que regem as medidas de proteção previstas no ECA, dentre outros, o superior interesse da criança e do adolescente, a intervenção precoce e mínima e a oitiva e participação de crianças e adolescentes, e de seus pais, nos atos e medidas que lhe são direcionadas.
Para aplicação de medida de proteção do afastamento de criança e adolescente do seu convívio familiar, é imprescindível observar os princípios de proporcionalidade e atualidade.
As medidas de proteção devem observar intervenções que busquem a responsabilidade parental e a prevalência da família, o que pressupõe o fortalecimento de vínculos com a família de origem e/ou extensa e, após esgotadas todas as possibilidades de permanência em seu seio familiar, a colocação em família substituta.
Basta haver o vínculo consanguíneo para se realizar a colocação de crianças e adolescentes em sua família extensa quando necessário o afastamento da família de origem, não sendo necessários vínculos de afinidade e afetividade.
a) São princípios que regem as medidas de proteção previstas no ECA, dentre outros, o superior interesse da criança e do adolescente, a intervenção precoce e mínima e a oitiva e participação de crianças e adolescentes, e de seus pais, nos atos e medidas que lhe são direcionadas.
b) Para aplicação de medida de proteção do afastamento de criança e adolescente do seu convívio familiar, é imprescindível observar os princípios de proporcionalidade e atualidade.
c) As medidas de proteção devem observar intervenções que busquem a responsabilidade parental e a prevalência da família, o que pressupõe o fortalecimento de vínculos com a família de origem e/ou extensa e, após esgotadas todas as possibilidades de permanência em seu seio familiar, a colocação em família substituta.
d) Basta haver o vínculo consanguíneo para se realizar a colocação de crianças e adolescentes em sua família extensa quando necessário o afastamento da família de origem, não sendo necessários vínculos de afinidade e afetividade.

Depois de assistir às aulas sobre Aspectos metodológicos, responda: Qual o nome da lei federal voltada à primeira infância e sancionada em 2016, que contempla o direito de brincar da criança em s


a) Lei da Primeira Infância;
b) Lei da Criança e do Adolescente;
c) Lei do Sistema Único de Assistência Social;
d) Lei do Sistema Único de Saúde.

Marque a alternativa correta:
a) Estatuto da Criança e do Adolescente
b) Lei de Diretrizes e Bases da Educação
c) Marco Legal da Primeira Infância
d) Lei da Brinquedoteca Hospitalar


a
b
c
d

Mais conteúdos dessa disciplina