Buscar

“A concepção inatista da aquisição da linguagem surgiu em meados da década de 50, com os estudos sobre a gramática gerativa, empreendidos por Noam ...

“A concepção inatista da aquisição da linguagem surgiu em meados da década de 50, com os estudos sobre a gramática gerativa, empreendidos por Noam Chomsky, e constitui, ainda hoje, uma das principais teorias para explicar como se dá o processo de aquisição da linguagem pela criança. Chomsky se contrapôs à visão empirista dominante à época, representada pela Psicologia behaviorista de B. F. Skinner [...]. Defendendo uma posição francamente mentalista, Chomsky demonstrará a insuficiência explicativa do modelo behaviorista, aduzindo a evidência de que o conhecimento linguístico da criança extrapola qualquer esquema de aprendizado do tipo estímulo-resposta, por tentativas e erros, ou mesmo imitação. Isso porque, de fato, é notório que uma criança de pouco mais de 2 anos é capaz de produzir e compreender frases nunca antes proferidas ou ouvidas”. CARNEIRO, P. L. A hipótese inatista de aquisição da linguagem em perspectiva: aspectos realçados e encobertos. DLCV, João Pessoa, v. 7, n. 1, jan./jun. 2010. p. 57. O trecho do artigo de Carneiro (2010) introduz qual ideia?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O trecho do artigo de Carneiro (2010) introduz a ideia da concepção inatista da aquisição da linguagem, que surgiu com os estudos sobre a gramática gerativa empreendidos por Noam Chomsky, e que é uma das principais teorias para explicar como se dá o processo de aquisição da linguagem pela criança. Chomsky se contrapôs à visão empirista dominante à época, representada pela Psicologia behaviorista de B. F. Skinner, defendendo uma posição francamente mentalista.

0
Dislike0
User badge image

Arthur Horii

O trecho do artigo de Carneiro (2010) introduz a ideia da concepção inatista da aquisição da linguagem, que surgiu com os estudos de Noam Chomsky. Essa concepção destaca que o processo de aquisição da linguagem pela criança não pode ser explicado apenas por meio de estímulos externos e aprendizado comportamental, como defendido pelo behaviorismo de B. F. Skinner. Chomsky argumenta que as crianças possuem uma capacidade inata e específica para adquirir a linguagem, que vai além da imitação e do condicionamento, permitindo-lhes produzir e compreender frases que nunca antes foram ouvidas ou proferidas. A teoria inatista enfatiza a importância das estruturas mentais e da gramática universal na aquisição da linguagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais