Buscar

Analise a seguinte afirmação:   Esse ponto merece um curso específico, pois é o elemento fundamental da narração oral. Diremos somente que é requis...

Analise a seguinte afirmação:

 

Esse ponto merece um curso específico, pois é o elemento fundamental da narração oral. Diremos somente que é requisito cuidar da dicção – ela deve ser impecável, pronunciando-se todas as letras de cada palavra. O contador deve evitar falar muito lento, para não adormecer as crianças, mas, também, não tão rápido, para não adormecer as palavras. Falar alto para ser ouvido sem esforço por todos. As pausas são necessárias, cuidando sempre para que não sejam prolongadas. As inflexões, mudanças, entonações, jogos de voz enriquecem a narração. Ao contrário, uma voz monótona desvia o interesse.

 

A partir da afirmativa citada, marque a alternativa com uma prática correspondente.


Escolha uma opção:

a. A professora Amanda sabe que a narração, seja ela feita de memória ou lida, precisa mostrar que quem narra entende que uma história não é feita apenas de palavras escritas, mas de imagens articuladas numa narrativa capazes de nos transportar para outros mundos. Essas palavras precisam soar, pois o componente sonoro da narração é fundamental – é necessário ter cadência e fluência. Para isso, ela sempre se prepara para uma narração: primeiro lê o livro ou ensaia a história em voz alta. Ela grava sua narração e depois a ouve, antes da partilha com os alunos, porque isso a ajuda muito a perceber sua entonação e fluência, bem como onde precisa melhorar. Ela também incentiva os alunos a fazer o mesmo para se apresentarem para a sala, num sarau ou roda de leitura, para mostrar a eles o quanto ler e contar são habilidades que precisam ser exercitadas como qualquer outra.

b. A professora Carol gosta muito de contar com a participação das crianças na hora de ler histórias, por isso usa muito os elementos da história que se repetem (estribilhos, discursos diretos, alguns episódios etc.).

c. O professor Rafael gosta de ampliar ainda mais o leque de possibilidades de recursos lúdicos para narrar histórias, por isso pesquisa sobre o uso e confecção de aventais ou tapetes para contação; teatro de sombras, de fantoches, de marionetes e de dedoches.

d. A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, conversa com eles sobre os motivos que os levaram a escolher essa parte.

e. O professor Victor começa a leitura pela capa, quando a mostra para a turma e, juntos, eles a leem e imaginam como será essa narrativa. Vamos supor que nessa capa há a ilustração de dois meninos. Victor, então, suscita as primeiras inferências com questionamentos como quem são, qual a idade deles, são irmãos ou amigos, por que vocês acham que são irmãos...



Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina