Buscar

O texto abaixo discute as possíveis interfaces da comunicação jornalística. Assinale a opção que traduz a situação descrita no texto: "A produção, ...

O texto abaixo discute as possíveis interfaces da comunicação jornalística. Assinale a opção que traduz a situação descrita no texto: "A produção, a organização e o controle dos estoques de informação, para uso imediato ou futuro, são imprescindíveis para que se efetive a transferência da informação. Contudo, para que esses estoques (armazenados nos museus, bibliotecas, base de dados, arquivos etc.) sejam acessados, é preciso que o receptor os ative. Observa-se que as indústrias da informação se desenvolvem à margem das revoluções e do crescimento industrial e utilizam técnicas próprias de redução estrutural de informação, causando diminuição semiótica do conteúdo e da competência das estruturas em gerar informação." (BAZI, Rogério, revista Intexto,2007, meio digital)


Na prática jornalística há como rotina a constante consulta de dados de arquivos especializados, bibliotecas e museus para a produção da informação e da notícia útil e precisa.
As indústrias da informação ficam à margem da revolução industrial e do crescimento industrial porque são semioticamente pobres e incompetentes.
A produção jornalística prima pela consulta de dados de instituições públicas, institutos de pesquisa e o esforço de elaboração dessa informação para oferecer ao seu público alvo uma visão mais apurada da realidade que o cerca.
As empresas jornalísticas geralmente não têm acesso às informações fundamentais para a elaboração das notícias e reportagens. Falta transparência e vontade política das instituições públicas e privadas para fornecer informação relevante aos jornalistas.
Existe um estoque infinito de dados disponíveis que não são acionados nem pelo público em geral.

Essa pergunta também está no material:

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
3 pág.

Tópicos Especiais em Comunicação Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, a opção que traduz a situação descrita é: "A produção jornalística prima pela consulta de dados de instituições públicas, institutos de pesquisa e o esforço de elaboração dessa informação para oferecer ao seu público alvo uma visão mais apurada da realidade que o cerca."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais