Buscar

Quanto à natureza jurídica do orçamento público, não há unanimidade entre os doutrinadores de Direito Financeiro ao entenderem que o orçamento tem ...

Quanto à natureza jurídica do orçamento público, não há unanimidade entre os doutrinadores de Direito Financeiro ao entenderem que o orçamento tem aspectos e características divergentes. Nesse sentido, leia a controvérsia sobre a natureza jurídica do orçamento:

“Não há unanimidade acerca da natureza jurídica do orçamento. Alguns autores, como Duguit, entendem que ele é mero ato administrativo em relação às despesas, porque basta simples operação administrativa e, em relação à receita tributária, assume característica de lei em sentido material, porque gera, abstrata e genericamente, obrigações aos contribuintes” (HARADA, 2021, p. 84).

Considerando os estudos sobre a natureza jurídica do orçamento público, assinale a alternativa que apresenta a principal dualidade de entendimentos sobre essa temática no Direito brasileiro.


A dualidade de entendimentos discrepantes sobre a natureza jurídica está no fato de que alguns doutrinadores entendem que o orçamento público é um ato de competência exclusiva do Poder Executivo, ao passo que outros entendem ser ato de competência de todos os Poderes.

A dualidade de entendimentos discrepantes sobre a natureza jurídica está no fato de que alguns doutrinadores entendem que o orçamento público é um ato de competência exclusiva da União, ao passo que outros entendem ser ato de competência de todos os entes federativos.

A dualidade de entendimentos discrepantes sobre a natureza jurídica está no fato de que alguns doutrinadores entendem que o orçamento público tem caráter impositivo, ao passo que outros entendem que ele tem caráter meramente autorizativo.

A dualidade de entendimentos discrepantes sobre a natureza jurídica está no fato de que alguns doutrinadores entendem que o orçamento público é um ato administrativo, ao passo que outros entendem ser ato legislativo, e essa discussão é justificada.

A dualidade de entendimentos discrepantes sobre a natureza jurídica está no fato de que alguns doutrinadores entendem que o orçamento público tem característica de emenda constitucional, ao passo que outros entendem que ele tem características de lei complementar.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A dualidade de entendimentos discrepantes sobre a natureza jurídica do orçamento público está no fato de que alguns doutrinadores entendem que o orçamento público tem caráter impositivo, ao passo que outros entendem que ele tem caráter meramente autorizativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais