Buscar

Um dos representantes da primeira geração romântica é o poeta Gonçalves Dias. O escritor, em sua obra, expressou-se nos três gêneros literários: o ...

Um dos representantes da primeira geração romântica é o poeta Gonçalves Dias. O escritor, em sua obra, expressou-se nos três gêneros literários: o épico, o lírico e o dramático. Sobre os gêneros adotados pelo escritor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No poema Canção do Exílio, fica evidente e facilmente reconhecido o saudosismo, cujos versos contêm um forte apreço à natureza exuberante e ao nacionalismo.
( ) Na poesia dramática, em I-Juca Pirama, Gonçalves Dias narra o drama vivido por um indígena, último descendente da tribo tupi.
( ) No gênero épico, Gonçalves Dias enfatiza as tradições dos índios e perpetua a imagem de um povo heroico nacional, ancestrais fundadores da nação Brasil. Desse seu intento nasce o poema épico Os timbiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V.
B V - F - F.
C F - V - F.
D V - V - V.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Literatura Brasileira - do Período Colonial ao Romantismo
8 pág.

Literatura Brasileira I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: V - F - F. Justificativa: - Na poesia lírica, em Canção do Exílio, Gonçalves Dias expressa sua saudade da pátria e da natureza brasileira, o que é um exemplo de saudosismo e nacionalismo. Portanto, a primeira sentença é verdadeira (V). - Na poesia dramática, em I-Juca Pirama, Gonçalves Dias narra a história de um indígena que, em vez de lutar contra os portugueses, prefere morrer. Não há um conflito dramático, o que torna a segunda sentença falsa (F). - No gênero épico, Gonçalves Dias enfatiza as tradições dos índios e perpetua a imagem de um povo heroico nacional, ancestrais fundadores da nação Brasil. Desse seu intento nasce o poema épico Os timbiras. Portanto, a terceira sentença é falsa (F).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais