Buscar

Para Gramsci, o Estado é a própria sociedade organizada de forma soberana. A sociedade é assim vista como uma organização constituída de instituiçõ...

Para Gramsci, o Estado é a própria sociedade organizada de forma soberana. A sociedade é assim vista como uma organização constituída de instituições complexas, públicas e privadas, articuladas entre si, cujo papel histórico varia através das lutas e relações de grupos específicos e poderes, que se articulam pela busca da garantia da hegemonia dos seus interesses. Aponte a alternativa correta quanto a teoria de Estado defendida por Gramsci.


Para Gramsci o governo são considerados sinônimos, visto que ambos têm como objetivo imediato a busca da satisfação do interesse coletivo.
Para Gramsci as ações do Estado têm como objetivo a satisfação do interesse público e são voltadas à execução das políticas públicas.
Para Gramsci o Estado é a administração pratica tanto atos de governo (políticos) como atos de execução das políticas públicas.
Para Gramsci a concepção do Estado é capitalista, que exerce o poder tanto mediante a força quanto o consentimento. O Estado não deve ser entendido no sentido estreito de governo, mas também entre sociedade política que é a arena das instituições políticas e do controle legal constitucional.
Para Gramsci o Governo é o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas de que o Estado dispõe para colocar em prática as políticas públicas.

Essa pergunta também está no material:

Exercício 01 DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS ENTRE POLÍTICA PÚBLICA SOCIAL E POLÍTICA DE GOVERNO
4 pág.

Política Social Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta quanto à teoria de Estado defendida por Gramsci é: "Para Gramsci a concepção do Estado é capitalista, que exerce o poder tanto mediante a força quanto o consentimento. O Estado não deve ser entendido no sentido estreito de governo, mas também entre sociedade política que é a arena das instituições políticas e do controle legal constitucional."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais