Buscar

NÇÃO Essa antiga confusão, errônea na interpretação, está na aparente semelhança com a estrutura de campo do dipolo elétrico, que no passado foi co...

NÇÃO
Essa antiga confusão, errônea na interpretação, está na aparente semelhança com a estrutura de campo do dipolo elétrico, que no passado foi confundida com a de campo magnético, mas são campos de natureza completamente diferentes.
Repare nas duas figuras a seguir. À esquerda, estão representadas linhas de campo elétrico de um dipolo elétrico. À direita, linhas de campo magnético de um imã natural. Note que as linhas mais afastadas, em ambos os casos, são semelhantes nas trajetórias curvas nas duas figuras. Mas no dipolo elétrico (figura à esquerda) entre as cargas elétricas, as linhas seguem no sentido da carga de atributo positiva para a carga de atributo negativa. Já na figura à direita, entre as extremidades do imã — as regiões chamadas de polos — o campo magnético de linhas fechadas segue em sentido oposto ao das linhas do dipolo da figura à esquerda.
Linhas de campo elétrico de um dipolo elétrico. As linhas seguem no sentido da carga de atributo positiva para a carga de atributo negativa. Linhas de campo magnético de um imã natural. Entre as extremidades do imã, as regiões chamadas de polos, o campo magnético de linhas fechadas segue em sentido oposto ao das linhas do dipolo da figura à esquerda.
 Linhas de Campo de Dipolo Elétrico e Linhas Magnéticas – Comparação
Esse é o motivo histórico para se referir a um imã com polos norte e sul, como se fosse possível separar esses polos, fonte de incompreensão muito comum.
Os campos eletrostáticos e magnetostáticos são completamente distintos e possuem causas diferentes.
Sua breve semelhança nesses dois exemplos é circunstancial e mesmo aqui não podem ser confundidos.
Assim, percebe-se que as estruturas de campo elétrico de dipolo e de campo magnético de um imã são distintas, apesar de semelhantes nas linhas mais afastadas das fontes.
Existem, essencialmente, três fontes de campos magnéticos:
01
Os campos magnetostáticos naturais dos imãs e materiais magnéticos.
02
Os campos magnetostáticos no entorno de linhas de Corrente Elétrica estacionárias, ou de espiras de corrente elétrica, descritos pela Lei de Biot-Savart e a Lei de Ampère.
03
Os campos magnéticos dinâmicos induzidos por variações temporais de fluxos de campos elétricos, via corrente de deslocamento de Maxwell da Lei de Ampère-Maxwell. Vamos nos deter nos campos magnetostáticos (itens 1 e 2) e deixaremos os campos magnéticos induzidos por variações de fluxos de campos elétricos (item 3) para mais tarde.
ORIGEM DO MAGNETISMO NATURAL
A origem do magnetismo natural é intrínseca, do spin quântico do elétron e da dinâmica quântica orbital molecular e/ou atômica dos materiais magnéticos. Eles formam o que chamamos de momentos magnéticos quânticos.
Para os materiais magnéticos naturais, magnetizáveis ou campos magnéticos com fontes em correntes elétricas, define-se classicamente o momento magnético, →m.
DEFINIÇÃO: MOMENTO MAGNÉTICO (MACEDO, 1976 ADAPTADO)
“Grandeza vetorial que se pode associar a uma espira percorrida por uma corrente elétrica ou a um magneto. O momento magnético associado a uma espira define-se pela equação →m = I→a, em que I é a intensidade de corrente que percorre a espira, e →a é um vetor normal à área subtendida pela espira, suposta plana, cujo módulo é a medida desta área (figura à esquerda). Para o magneto natural, o seu momento magnético mede-se pelo produto de →FB →| B , pelo vetor comprimento →L do mesmo magneto, em que →FB é a força magnética que age sobre a extremidade deste magneto e →B é o campo magnético externo que gera essa força magnética, ou seja, →m = →FB →| B →L (figura à direita).
| |
|
| |
|  Momento Magnético
MATERIAIS MAGNÉTICOS
Considerando as principais propriedades magnéticas dos materiais, podemos classificá-los como:
PARAMAGNÉTICOS
Nos materiais paramagnéticos, os momentos magnéticos atômicos são permanentes, mas não interagem fortemente uns com os outros e estão orientados aleatoriamente. Quando submetidos a um campo magnético externo, são parcialmente orientados (alinhados)


Essa pergunta também está no material:

Magnetostática: Conceitos e Aplicações
46 pág.

Eletricidade e Magnetismo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não consigo identificar uma pergunta clara em seu texto. Se você tiver alguma dúvida específica ou uma pergunta direta, por favor, reformule-a para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais