Buscar

porais na aplicação da lei penal no tempo, considere a afirmativa correta. a. A novatio legis in pejus, embora prejudique a situação do réu, será...

porais na aplicação da lei penal no tempo, considere a afirmativa correta.


a. A novatio legis in pejus, embora prejudique a situação do réu, será, em regra, retroativa, punindo as situações pretéritas a sua vigência.
b. A novatio legis in pejus confere um tratamento mais rigoroso às condutas já classificadas como infrações penais e, será aplicada a todas as situações desde a sua promulgação, não admitindo-se a ultratividade da lei mais benéfica revogada.
c. Diferente do que ocorre no abolitio criminis, no caso da novatio legis in mellius, o fato não deixa de existir, mas é substituído por uma norma mais favorável, assim, mesmo sem descriminalizar o fato considerado crime, a nova lei confere algum benefício ao acusado, o qual só será aplicado as condutas praticadas após sua vigência, não retrocedendo aos casos pretéritos, sob nenhuma hipótese.
d. O fenômeno da abolitio criminis ocorre quando, em virtude da superveniência de uma lei penal descriminalizadora, determinada conduta deixa de ser punida no direito penal, não é mais tipificada como crime. A medida favorável retroage até os fatos anteriores a sua vigência, fazendo cessar, inclusive, os efeitos da sentença penal condenatória.
e. O abolitio criminis faz cessar todos os efeitos penais, extrapenais e da execução, causando a extinção da punibilidade do agente, não subsistindo nem mesmo os efeitos da sentença condenatória, ao passo que não serão considerados para fins de reincidência ou no registro de antecedentes criminais.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final da Disciplina - Introdução ao Estudo do Direito Penal_ Revisão da tentativa
6 pág.

Pós Graduação Políticas e Gestão em Segurança Pública CENESCENES

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. O fenômeno da abolitio criminis ocorre quando, em virtude da superveniência de uma lei penal descriminalizadora, determinada conduta deixa de ser punida no direito penal, não é mais tipificada como crime. A medida favorável retroage até os fatos anteriores a sua vigência, fazendo cessar, inclusive, os efeitos da sentença penal condenatória.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando