Analise as afirmacoes abaixo sobre o esqueleto da cabeça:
I - Os ossos do crânio podem ser pares ou ímpares e, após a cessação do crescimento corpóreo, quase não apresentam mobilidade. Todas as articulações do crânio ocorrem por meio de suturas. II - Os ossos, quando avaliados quanto ao comprimento, a largura e a espessura é possível agrupá-los em cinco tipos principais: longos ou tubulares, curtos, laminares ou planos, irregulares e sesamoides. III - Todos os ossos pneumáticos do corpo humano estão no crânio. Nesses ossos, as cavidades são revestidas por mucosa e chamadas de seios. IV - Entre os ossos do crânio de um recém-nascido existe espaços preenchidos com mesênquima não ossificado popularmente conhecidos como moleira. A função deste tecido mole é permitir flexibilidade e possibilidade de crescimento ao crânio do recém-nascido. a) IV, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II e III, apenas.
Segundo Dangelo; Fanttini (2011), o sistema respiratório é constituído por um conjunto de estruturas anatômicas as quais, em conjunto, são responsáveis pela captação do ar do meio ambiente e transporte do mesmo até o órgão respiratório para que a hematose seja possível.
DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana sistêmica e segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2011.
Em relação ao sistema respiratório, assinale a alternativa correta:
Os pulmões estão contidos na cavidade torácica ocupando-a quase totalmente. Ambos pulmão direito e esquerdo possuem dois lobos, que são chamados superior e inferior. Enquanto a cavidade nasal da laringe permite a passagem de ar para a faringe e de alimentos para o estômago, a porção laríngea da faringe direciona o ar apenas para a laringe, de onde este é encaminhado ao esôfago. Uma das causas de respiração bucal é a hipertrofia das tonsilas tubárias e faríngeas, as quais aumentam de tamanho, passam a ser chamadas de adenoide. Pode dificultar o funcionamento da tuba auditiva, da qualidade da voz e a respiração nasal. A hematose é um processo que implica em trocas gasosas entre o ar atmosférico e o meio interno. Nesse processo, o Gás carbônico vindo dos pulmões é distribuído a todas as células do corpo e o Oxigênio por elas produzido é eliminado evitando morte celular. As estruturas anatômicas do sistema respiratório também podem ser agrupadas em via aérea superior e via aérea inferior. Enquanto a via aérea inferior compreende o nariz, a faringe e a laringe, a via aérea superior compreende a traqueia, os brônquios e suas ramificações, e os pulmões.
O sistema cardiovascular permite, através da irrigação sanguínea a adequada nutrição e oxigenação das células e drenagem de suas substâncias tóxicas. O sangue também contribui para o controle da temperatura corpórea, para a defesa imunológica, para a coagulação sanguínea, para a distribuição de hormônios pelo corpo e também, para a distrubuição de medicamentos administrados por via endovenosa.
BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá: UniCesumar, 2019. Diante do exposto e sobre o sistema cardiovascular, assinale a alternativa correta:
A principal artéria que irriga o membro superior é a artéria jugular. A principal artéria que irriga o encéfalo é a artéria carótida externa. A principal artéria que irriga o membro inferior é a artéria carótida interna. A principal artéria que irriga a face e o couro cabeludo é a artéria carótida interna. A vascularização da cabeça e pescoço depende das artérias carótidas comuns e subclávias.
O estudo anatômico depende da compreensão de como a dissecção ocorre e esta, por sua vez, deve obedecer a planos específicos de tangenciamento e secção.
BARBOSA, Carmem P. Anatomia Humana. Maringá: UniCesumar, 2019.
Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
Partindo da posição anatômica, supõe-se a existência de planos imaginários que tangenciam a superfície externa do corpo para assim facilitar a localização das estruturas.
Sobre o sistema esquelético, assinale a alternativa correta:
a) O fêmur é considerado um osso curto. b) Os ossos planos do crânio são classificados como irregulares. c) Os ossos da face e as vértebras são classificados como ossos sesamoides. d) Os ossos carpais e tarsais são classificados como ossos longos ou tubulares. e) Os ossos frontal, maxilas, esfenoide e etmoide são classificados como pneumáticos.