Buscar

Em 1986, foi realizada a VIII Conferência Nacional de Saúde, um marco de grande relevância, já que apresentou as bases acerca da saúde que seriam m...

Em 1986, foi realizada a VIII Conferência Nacional de Saúde, um marco de grande relevância, já que apresentou as bases acerca da saúde que seriam mais adiante descritas na Constituição Federal de 1988. Sobre a conferência, assinale a alternativa correta.


Promoveu a criação de um Sistema Único de Saúde efetivamente representativo, sem ser um novo arcabouço institucional, não separando a saúde da previdência.
Interessante salientar que esta conferência foi a primeira fechada voltada para o tema da saúde e resultou em um retrocesso, já que impediu o movimento da reforma sanitária e inviabilizou a realização de um convênio entre o Inamps e os governos dos Estados (Suds).
Os temas centrais desenvolvidos na conferência foram a saúde, vista como uma faculdade do Estado e não um dever, o sistema nacional de saúde e a questão do financiamento do setor, que estava em um excelente momento.
A VIII Conferência, numa articulação bem diversa das anteriores, contou com a participação de cerca de 4.500 pessoas, dentre as quais mil delegados. O resultado foi uma nova significação para a saúde e a reafirmação de que a área precisava de uma nova estrutura tanto no que tange ao planejamento quanto ao nível institucional. Uma das medidas iniciais foi a separação entre a Previdência e a Saúde.

Essa pergunta também está no material:

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE
5 pág.

Políticas Públicas e Legislação em Saúde Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Promoveu a criação de um Sistema Único de Saúde efetivamente representativo, sem ser um novo arcabouço institucional, não separando a saúde da previdência." A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um marco importante para a saúde no Brasil, pois estabeleceu as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi posteriormente descrito na Constituição Federal de 1988.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais