Buscar

3. Frequentemente se argumenta que a existência de retornos crescentes é uma fonte de conflito entre países, uma vez que cada país sairá ganhando s...

3. Frequentemente se argumenta que a existência de retornos crescentes é uma fonte de conflito entre países, uma vez que cada país sairá ganhando se puder aumentar sua produção naqueles setores caracterizados por economias de escala. Avalie esse ponto de vista no que concerne aos modelos tanto de concorrência monopolística como de economias externas.

Para a economia externa, considera-se que cada país irá produzir um bem diferente que será destinado às trocas comerciais, o comércio permite que um país se especialize nas indústrias cuja a produção seja mais eficiente, com isso, os retornos crescentes de escala, permitirão que à medida que a produção aumente os custos diminuam.
Porém pode acontecer casos que as economias externas levam a prejuízos de comércio. Considerando o diagrama acima, o país A é um produtor estabelecido e produz QA unidades a um preço PA. Se o país B fosse entrar na indústria, seu custo inicial seria maior que o preço vigente (PA), portanto, este país irá importar os produtos do país A ao invés de produzi-los, mas se este país B fosse uma economia fechada fora do comércio, a produção seria QB > QA e o Preço seria PB < PA, assim o comércio prejudicaria a economia do país B, que consumiria mais produtos a um preço menor. No entanto, é difícil encontrar tais situações e a proteção pode levar a consequências não intencionais, por exemplo, tarifas de retaliação.

Essa pergunta também está no material:

4a lista de exercícios de Economia Internacional
6 pág.

Economia Internacional Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No contexto dos modelos de concorrência monopolística e economias externas, a existência de retornos crescentes pode ser uma fonte de conflito entre países. Isso ocorre porque cada país tem interesse em aumentar sua produção nos setores que possuem economias de escala, pois isso resulta em ganhos econômicos. No caso da economia externa, cada país produzirá um bem diferente destinado às trocas comerciais. O comércio permite que um país se especialize nas indústrias em que possui maior eficiência na produção. Com o aumento da produção, os custos tendem a diminuir devido aos retornos crescentes de escala. No entanto, é importante ressaltar que em alguns casos as economias externas podem levar a prejuízos no comércio. Por exemplo, se um país já estabelecido na indústria (país A) produz a um preço (PA) e outro país (país B) entra na indústria com um custo inicial maior que o preço vigente, o país B pode optar por importar os produtos do país A em vez de produzi-los. Isso pode prejudicar a economia do país B, que consumirá mais produtos a um preço menor. No entanto, é importante destacar que essas situações são menos comuns e a proteção comercial pode levar a consequências não intencionais, como tarifas de retaliação. Portanto, é necessário avaliar cuidadosamente os efeitos das economias de escala e do comércio em cada contexto específico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais