Buscar

Ao apresentar um roteiro de como se tornar cristão, Agostinho nos brinda com um verdadeiro programa de estudos, necessários, em nosso entender, par...

Ao apresentar um roteiro de como se tornar cristão, Agostinho nos brinda com um verdadeiro programa de estudos, necessários, em nosso entender, para qualquer aprendizagem e que independe da época em que o estudo se realiza. O autor destaca a importância da linguagem, do conhecimento da escrita, portanto, das letras, da necessidade do aprendizado do cálculo, de se entender a música, de se conhecer as instituições nas quais e para quais se realizam determinados estudos, de se conhecer a língua na qual o estudo está sendo realizado. Dentro deste aspecto, destaca a precaução necessária em relação às traduções.

OLIVEIRA, T. A Filosofia Medieval: uma proposta cristã de reflexão. In: COSTA, C. J. (org.). Fundamentos Filosóficos da Educação. 2. ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009, p. 6.


Agostinho foi o “teólogo filosofante” de maior destaque no processo de construção da filosofia cristã, motivo pelo qual ele é considerado um dos mais importantes pensadores do cristianismo (até mesmo da teologia como um todo, diga-se de passagem) de todos os tempos. Agostinho foi capaz de garantir a inter-relação entre o “saber cristão” e o “saber pagão”.


Diante disso, avalie as afirmações a seguir.

 

I – Para Agostinho, o ensino tem três funções: (i) comunicar o que se pensa, (ii) transmitir a experiência direta das coisas e (iii) comunicar o que é verdadeiro.

II – O método pedagógico proposto por Agostinho é o socrático.

III – Para Agostinho o saber científico era superior ao cristão, por isso deveria ensinar as coisas mundanas.

IV – O pensador, acreditava ser mais importante transmitir o conhecimento para os estudantes de maneira direta, por meio da exposição verbal.

 

É correto o que se afirma em:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, podemos avaliar as afirmações sobre Agostinho: I - Para Agostinho, o ensino tem três funções: (i) comunicar o que se pensa, (ii) transmitir a experiência direta das coisas e (iii) comunicar o que é verdadeiro. - CORRETO. Essa afirmação está de acordo com o texto, que destaca a importância da comunicação e transmissão do conhecimento verdadeiro. II - O método pedagógico proposto por Agostinho é o socrático. - INCORRETO. O texto não menciona o método pedagógico proposto por Agostinho. III - Para Agostinho, o saber científico era superior ao cristão, por isso deveria ensinar as coisas mundanas. - INCORRETO. O texto não menciona que Agostinho considerava o saber científico superior ao cristão. IV - O pensador acreditava ser mais importante transmitir o conhecimento para os estudantes de maneira direta, por meio da exposição verbal. - CORRETO. O texto destaca a importância da comunicação e transmissão direta do conhecimento. Portanto, a resposta correta é: Apenas as afirmações I e IV estão corretas.

0
Dislike0
User badge image

marcleiton costa

“Agostinho foi o “teólogo filosofante” de maior destaque no processo de construção da filosofia cristã, motivo pelo qual ele é considerado um dos mais importantes pensadores do cristianismo (até mesmo da teologia como um todo, diga-se de passagem) de todos os tempos. Agostinho foi capaz de garantir a inter-relação entre o “saber cristão” e o “saber pagão””.

 

FREITAS, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.


Com base no exposto sobre Santo Agostinho, analise as asserções a seguir e considere a relação proposta entre elas:


“Crer para compreender, compreender para crer” foi um dos argumentos utilizado por Agostinho para explicar a necessidade de colocar a doutrina cristã em relação com a filosofia.


PORQUE


Para Agostinho, o ensino tem três funções: (i) comunicar o que se pensa, (ii) transmitir a experiência direta das coisas e (iii) comunicar o que é verdadeiro.

 

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas


Alternativa 1:


As duas asserções estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Alternativa 2:


As duas asserções estão corretas, mas a segunda não é uma justificava correta da primeira.


Alternativa 3:


A primeira é uma asserção correta e a segunda é falsa.


Alternativa 4:


A primeira é uma asserção falsa e a segunda é correta.


Alternativa 5:


Ambas as asserções são falsas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina