Buscar

Em relação à disposição legal referente ao crime de tráfico de entorpecentes, previsto na Lei nº 11.343/06, julgue as afirmativas e assinale “V” pa...

Em relação à disposição legal referente ao crime de tráfico de entorpecentes, previsto na Lei nº 11.343/06, julgue as afirmativas e assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso:

Dadas as condições geográficas do país e sua extensa fronteira territorial, a Lei aponta apenas majorantes para o tráfico internacional, considerando domésticos os demais transportes de substâncias ilícitas, ainda que entre estados da Federação.
Sempre é necessária a aferição do grau de pureza da droga para a decretação da prisão em flagrante da mula.
Configurada a função de 'mula' por determinado passageiro, considera-se que o mesmo é parte da estrutura de organização criminosa, por ter sido contratado a mando de terceiro para realizar o transporte da droga.
Nos casos de tráfico de entorpecentes em regiões fronteiriças, mas que tinham como destino ou origem o exterior, a competência para julgamento dos atos é da justiça dos respectivos Estados onde ocorreu a prisão em flagrante.
Para a configuração da majorante da transnacionalidade prevista no art. 40,I, da Lei n° 11.343/2006, basta que existam elementos concretos aptos a demonstrar que o agente pretendia disseminar a droga no exterior, sendo indispensável ultrapassar as fronteiras que dividem as nações.

Essa pergunta também está no material:

Prova I - Técnicas de Interceptação de Drogas em Aeroportos
4 pág.

Drogas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: 1) Dadas as condições geográficas do país e sua extensa fronteira territorial, a Lei aponta apenas majorantes para o tráfico internacional, considerando domésticos os demais transportes de substâncias ilícitas, ainda que entre estados da Federação. Resposta: Falso. A Lei nº 11.343/06 prevê penas para o tráfico de entorpecentes, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Não há distinção entre tráfico doméstico e internacional. 2) Sempre é necessária a aferição do grau de pureza da droga para a decretação da prisão em flagrante da mula. Resposta: Falso. A aferição do grau de pureza da droga não é necessária para a decretação da prisão em flagrante da pessoa envolvida no tráfico de entorpecentes. 3) Configurada a função de 'mula' por determinado passageiro, considera-se que o mesmo é parte da estrutura de organização criminosa, por ter sido contratado a mando de terceiro para realizar o transporte da droga. Resposta: Verdadeiro. Quando uma pessoa é identificada como "mula", ou seja, contratada para transportar drogas a mando de terceiros, ela é considerada parte da estrutura de organização criminosa. 4) Nos casos de tráfico de entorpecentes em regiões fronteiriças, mas que tinham como destino ou origem o exterior, a competência para julgamento dos atos é da justiça dos respectivos Estados onde ocorreu a prisão em flagrante. Resposta: Falso. Nos casos de tráfico de entorpecentes em regiões fronteiriças, a competência para julgamento dos atos é da justiça federal, não da justiça estadual. 5) Para a configuração da majorante da transnacionalidade prevista no art. 40,I, da Lei n° 11.343/2006, basta que existam elementos concretos aptos a demonstrar que o agente pretendia disseminar a droga no exterior, sendo indispensável ultrapassar as fronteiras que dividem as nações. Resposta: Verdadeiro. Para a configuração da majorante da transnacionalidade, é suficiente que existam elementos concretos que demonstrem a intenção do agente de disseminar a droga no exterior, não sendo necessário ultrapassar as fronteiras físicas. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais