Buscar

A análise dimensional é muito importante para compreender as dimensões envolvidas no cálculo dos processos físicos, permitindo avaliar se o valor o...

A análise dimensional é muito importante para compreender as dimensões envolvidas no cálculo dos processos físicos, permitindo avaliar se o valor obtido se refere corretamente ao desejado. Por exemplo, ao estudar a pressão exercida sobre uma superfície, é função da força e da área atingida por essa força. Por esse motivo, sabemos que a unidade a dimensão da pressão deve ser produto das dimensões da força e da área. Por meio da análise dimensional, uma grandeza física qualquer que possua como unidade de medida s m kg tem por expressão . PORQUE Quando se deseja converter a expressão dimensional para uma unidade, um dos sistemas adotados é o Sistema Internacional, que define as unidades de tempo, comprimento e massa respectivamente como segundo, metro e quilograma.

Por meio da análise dimensional, uma grandeza física qualquer que possua como unidade de medida s m kg tem por expressão .
Quando se deseja converter a expressão dimensional para uma unidade, um dos sistemas adotados é o Sistema Internacional, que define as unidades de tempo, comprimento e massa respectivamente como segundo, metro e quilograma.
A primeira asserção e a segunda estão corretas, e a segunda justifica a primeira.

Essa pergunta também está no material:

Física Mecânica AO2
19 pág.

Física Mecânica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A análise dimensional é uma ferramenta importante para compreender as dimensões envolvidas nos cálculos dos processos físicos. Ela permite avaliar se o valor obtido está correto em relação ao desejado. Por exemplo, ao estudar a pressão exercida sobre uma superfície, é necessário considerar a força e a área atingida por essa força. A unidade de medida da pressão é o produto das unidades de medida da força e da área. Quanto à conversão das expressões dimensionais para unidades, um dos sistemas adotados é o Sistema Internacional (SI), que define as unidades de tempo, comprimento e massa como segundo, metro e quilograma, respectivamente. Sobre as afirmações apresentadas, a primeira afirmação está correta, pois a análise dimensional é importante para compreender as dimensões envolvidas nos cálculos físicos. A segunda afirmação também está correta, pois o Sistema Internacional é um dos sistemas adotados para converter as expressões dimensionais em unidades de medida. Portanto, a primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação justifica a primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais