Buscar

Duas teorias ganharam popularidade ao analisar a importância da lei para o Direito, são elas: a teoria da exegese e a teoria do direito livre. Conf...

Duas teorias ganharam popularidade ao analisar a importância da lei para o Direito, são elas: a teoria da exegese e a teoria do direito livre. Conforme foi estudado e debatido em sala de aula, qual a diferença entre tais teorias?


A teoria da exegese identifica a lei como completa, cabendo ao jurista apenas a sua aplicação. A teoria do direito livre dá a possibilidade do intérprete criar o direito, havendo, portanto, maior flexibilidade na aplicação da norma.

Essa pergunta também está no material:

Prova 2 CHAMADA - Introdução ao Direito
3 pág.

Direito Constitucional I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre a teoria da exegese e a teoria do direito livre está na forma como cada uma enxerga a importância da lei para o Direito. Na teoria da exegese, a lei é vista como completa e o papel do jurista é apenas interpretá-la e aplicá-la corretamente. Nessa perspectiva, o intérprete deve buscar o significado objetivo da norma, sem espaço para criação ou flexibilidade na sua aplicação. Já na teoria do direito livre, há a possibilidade de o intérprete criar o direito, ou seja, ele tem maior margem de flexibilidade na aplicação da norma. Nessa abordagem, o jurista pode considerar outros elementos além do texto da lei, como princípios gerais do Direito, valores sociais e contextos específicos, para tomar suas decisões. Essas teorias representam diferentes visões sobre o papel do jurista na interpretação e aplicação da lei, e são objeto de debates e reflexões no campo do Direito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais