Buscar

Prova 2 CHAMADA - Introdução ao Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Credenciada e Autorizada pelo MEC, Portaria n.o.2490 – Publicado noD.O.U. em06/12/2001
	2ª CHAMADA – 2023.1 NOTA:
Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Curso: DIREITO		 Turma: 	
Data: 	 / 	 / 					 Prof.:	 MARIA ANGÉLICA ALVES		 
Aluno(a): ________________________________________ Matrícula: ________________
Instruções:
A interpretação da prova cabe, exclusivamente, ao aluno. Dirija-se ao professor ou ao fiscal de sala apenas em caso de texto ilegível. Durante a prova, favor, manter desligado e guardado aparelho celular ou qualquer outro tipo de dispositivo eletrônico de transmissão de dados. Proibido solicitar material por empréstimo durante a prova, tais como borracha ou corretivo. Durante a prova, guardar todo material didático sob a cadeira.
A ordem dos quesitos não altera a correção, desde que as respostas se reportem ao quesito de que tratam;
As questões que exigem respostas fundamentadas; serão verificadas a articulação de ideias e a clareza do raciocínio. A argumentação é indispensável;
Serão consideradas apenas as respostas escritas com caneta esferográfica preta ou azul (TINTA NÃO APAGÁVEL);
Questões de Multipla Escolha NÃO devem ser rasuradas;
Outras situações não elencadas aqui serão julgadas pelo professor da disciplina, conforme Regimento da faculdade.
1. (TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO) A ideia da existência de lacuna é um desafio ao conceito de completude do ordenamento jurídico. Segundo o jusfilósofo italiano Norberto Bobbio, no livro Teoria do Ordenamento Jurídico, pode-se completar ou integrar as lacunas. Assinale a opção que explica como o jusfilósofo aborda tais problemáticas na obra em referência. 
A) Uma das formas de preenchimento de lacunas no ordenamento jurídico é a analogia. Para haver aplicação analógica é cumulativamente necessário que o caso sub judice (o caso sobre análise) não esteja previsto em norma jurídica, e que o caso não-contemplado nas normas jurídicas tenha com o caso nelas previsto compatibilidade. 
B) Para integrar as lacunas é possível utilizar-se de meios de heterointegração, na qual se utiliza a lei como principal fonte e a autointegração, na qual utiliza-se fonte diversa da lei, como os costumes. 
C) Os costumes podem integrar o Direito em caso de lacunas, se configurando quando há prática de determinado comportamento de forma reiterada, generalizada e prolongada, embora careça de uma convicção de obrigatoriedade. 
D) Segundo o dogma da completude, o ordenamento jurídico é incompleto, cabendo ao juiz, em cada caso, dar uma solução ao que lhe foi apresentado.
2. (TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO) Atente ao seguinte dispositivo legal: “A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior”. (§1º do art. 2º da LINDB). O dispositivo em destaque remete ao critério de solução de antinomias denominado:
A) critério cronológico.
B) critério da especialidade.
C) critério ontológico.
D) critério hierárquico.
3. (TEORIA DA NORMA JURÍDICA) Considerando a teoria da norma jurídica e a teoria do ordenamento jurídico segundo Norberto Bobbio, assinale a opção INCORRETA.
A) As normas jurídicas determinam um padrão de conduta social imposta pelo Estado (normas de comportamento). Além disso, dispõe sobre o processo de criação e aplicação de outras normas (normas de estrutura). 
B) As normas jurídicas são subdivididas em regras e princípios. Princípios são normas que impõem, permitem ou proíbem determinado comportamento, sendo um mandado de determinação. Por sua vez, regras são valores fundamentadores da ordem jurídica, sendo mandados de otimização. 
C) Dentre as características da norma jurídica encontra-se a generalidade, que determina que todos que se acham em igual situação jurídica devem ser tratados da mesma forma. 
D) Quanto a classificação das normas jurídicas em relação a sua sanção, configuram-se como normas mais que perfeitas àquelas que trazem como consequência, além da aplicação da nulidade do ato, a aplicação de uma pena. 
4. (FATO JURÍDICO) Sobre os fatos jurídicos assinale a alternativa INCORRETA:
A) São fatos jurídicos os acontecimentos que, de forma direta ou indireta, ocasionem efeitos jurídicos.
B) A morte natural é exemplo de fato jurídico natural ordinário.
C) O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.
D) O ato-fato jurídico pode ser conceituado como todo o ato lícito que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.
5. (FATO JURÍDICO) Sebastião, estudante de 17 anos de idade, celebrou negócio jurídico com Bruno, para venda de um carro avaliado em R$ 100.000, pelos índices de mercado. Bruno, o comprador, aceitou pagar à vista o valor de avaliação. Em dia acordado pelas partes, o negócio jurídico foi realizado, Bruno entregou a Sebastião o valor e recebeu o carro. Sebastião teria capacidade plena para realizar o negócio jurídico? Caso a resposta seja negativa, ele deveria ser representado? 
Não, terá capacidade relativa e deverá ser assistido. 
6. (TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO) Duas teorias ganharam popularidade ao analisar a importância da lei para o Direito, são elas: a teoria da exegese e a teoria do direito livre. Conforme foi estudado e debatido em sala de aula, qual a diferença entre tais teorias?
A teoria da exegese identifica a lei como completa, cabendo ao jurista apenas a sua aplicação. A teoria do direito 
Livre dá a possibilidade do interprete criar o direito, havendo, portanto, maior flexibilidade na aplicação da norma.
7. (FATO JURÍDICO) Qual a diferença entre um fato jurídico natural ordinário e um fato jurídico natural extraordinário? 
 O natural ordinário é previsivel. Por seu turno, o natural extraordinério é imprevisivel.

Continue navegando