Buscar

Quais são as formas atípicas da escabiose? Nodular: A escabiose nodular é uma complicação comum nos casos generalizados e de longa duração. Caract...

Quais são as formas atípicas da escabiose?
Nodular: A escabiose nodular é uma complicação comum nos casos generalizados e de longa duração. Caracteriza-se por nódulos eritêmatoacastanhados, muito pruriginosos, que persistem por meses, apesar de tratamento escabicida efetivo. Os nódulos são observados no pênis, bolsa escrotal e menos frequentemente nas axilas e região periumbilical.
Sarnas crostosas ou norueguesa: Forma rara e grave de infestação pelo Sarcoptes scabiei var. hominis. É uma hiperceratose descamativa com placas amareladas, nessa forma o prurido é discreto ou ausente. São lesões espessas, acinzentadas (ricas em parasitas). Acomete pacientes imunocomprometidos: linfoma, leucemia, síndrome da imunodeficiência adquirida, doença enxerto versus hospedeiro e tratamento com imunossupressores (transplantados) e corticoesteróides. Também acomete pacientes institucionalizados e com alterações neurológicas. O prurido é discreto ou ausente. DD com eczema e psoríase. A dermatoscopia representa um método de grande utilidade e alta sensibilidade no diagnóstico dessa parasitose. Exame parasitológico das escamas cutâneas clarificadas com solução de hidróxido de potássio a 10%.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As formas atípicas da escabiose são a escabiose nodular e a sarna crostosa ou norueguesa. - A escabiose nodular é uma complicação comum nos casos generalizados e de longa duração. Caracteriza-se por nódulos eritêmato-acastanhados, muito pruriginosos, que persistem por meses, apesar do tratamento escabicida efetivo. Os nódulos são observados no pênis, bolsa escrotal e, menos frequentemente, nas axilas e região periumbilical. - A sarna crostosa ou norueguesa é uma forma rara e grave de infestação pelo Sarcoptes scabiei var. hominis. É uma hiperceratose descamativa com placas amareladas. Nessa forma, o prurido é discreto ou ausente. São lesões espessas, acinzentadas e ricas em parasitas. Acomete principalmente pacientes imunocomprometidos, como aqueles com linfoma, leucemia, síndrome da imunodeficiência adquirida, doença enxerto versus hospedeiro e aqueles em tratamento com imunossupressores (transplantados) e corticosteroides. Também pode afetar pacientes institucionalizados e com alterações neurológicas. O diagnóstico pode ser feito por meio da dermatoscopia e do exame parasitológico das escamas cutâneas clarificadas com solução de hidróxido de potássio a 10%. É importante ressaltar que o diagnóstico e tratamento adequados devem ser realizados por um profissional de saúde.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina