Buscar

Leia o excerto e assinale a alternativa incorreta em relação à literatura e à linguagem literária. A literatura corresponde a uma necessidade uni...

Leia o excerto e assinale a alternativa incorreta em relação à literatura e à linguagem literária.


A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade (Antônio Cândido).
A literatura satisfaz nossa necessidade de sentirmos que somos capazes de sobreviver. Mais do que isso: de viver e de apreciar a vida (Marisa Lajolo, 2017, online).
(...) uma função da literatura – entre outras tantas, mas talvez a principal delas - é mostrar as quase infinitas maneiras de lidar com estas necessidades e com estes medos. Com a literatura - reino maior da fantasia e da imaginação - experimentamos maneiras de lidar com medos, necessidades e alegrias (Marisa Lajolo, 2017, online).
(...) o mestre [Antônio Cândido] discute diferentes maneiras pelas quais a literatura cumpre essa função humanizadora. E porque ela cumpre esta função, sua presença na escola é fundamental. Conceber a literatura como fator de humanização talvez ajude a refletir sobre o sentido de sua presença na escola (Marisa Lajolo, 2017, online).
A linguagem literária é formada pela expressão do pensamento por meio de palavras e nunca por sinais visuais ou fonéticos. Portanto, ela não favorece a comunicação, atuando somente nas esferas mais amplas da população.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No excerto apresentado, a alternativa incorreta em relação à literatura e à linguagem literária é: "A linguagem literária é formada pela expressão do pensamento por meio de palavras e nunca por sinais visuais ou fonéticos. Portanto, ela não favorece a comunicação, atuando somente nas esferas mais amplas da população." Essa afirmação está equivocada, pois a linguagem literária utiliza não apenas palavras, mas também recursos visuais, sonoros e simbólicos para expressar ideias e emoções. Além disso, a literatura tem o poder de comunicar e dialogar com diferentes públicos, não se restringindo apenas a esferas mais amplas da população.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais